sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"Youth Montage", vídeo exibido no CS

A delegada dos Estados Unidos no Conselho, Susan Rice, mostrou este vídeo aos delegados:


Jovens do mundo inteiro contam o que acham importante na hora de discutir paz & segurança.

Representantes do mundo: feliz 2011!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Welcome to Belgrade!

Praticamente a Copacabana dos Bálcãs!

O Representatives of the World é um blog verdadeiramente internacional. Basta ver que nossos editores participam (ou participaram) de MUNs em todo o mundo. Além disso, o crescente interesse das instituições de ensino na prática modeleira - seja na modalidade de comitês, gabinetes ou tribunais - abre as portas para empreitadas de maior porte.

Portanto, se alguém arrumar um patrocínio (ou quiser ir por conta própria, por que não), encaminho a vocês o convite que recebi de uma colega sérvia que conheci no Global Model UN 2009: conheçam agora, em primeira mão, os comitês da sétima edição do BIMUN: Belgrade International Model United Nations, organizado pela United Nations Association da Sérvia!
  • UN Security Council: "Non-proliferation of weapons of mass destruction"
  • UN General Assembly – II Committee: ''Global Agreement on Climate Change"
  • Human Rights Council: "The rights of migrants in Southeastern Europe"
  • UNESCO World Heritage Committee: "World Heritage and sustainable tourism"
  • BIMUN Plenum: ''The UN and the U.S. - a new era of multilateralism"
O modelo será completamente realizado em inglês, e é restrito a graduandos e pós-graduandos de qualquer campo das ciências sociais de até 30 anos de idade. Ocorrerá entre os dias 17 e 20 de março de 2011, em Belgrado (duh!), cidade que já figurou em famigerada trovinha protagonizada pelo camarada editor Thomaz Napoleão e pelo serviço de fronteiras da Sérvia.

As inscrições são por application, até o dia 31 de janeiro. Maiores informações em http://www.bimun-unaserbia.org/ ou http://www.unaserbia.rs/.
 
P.S. Se alguém for, está automaticamente intimado a escrever um post para o RotW.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

UPDATE - Novo Chefe na Casa de Rio Branco


Lembra desse post, amiguinho modeleiro? Grave esse rosto, porque é ele que você vai ver ao lado da Presidenta nas viagens internacionais e até sozinho, liderando as atividades da nossa chancelaria. Os jornais brasileiros confirmaram hoje o nome de Antonio Patriota como o indicado de Dilma Rousseff para o Ministério das Relações Exteriores.

Sucessor do aclamado Celso Amorim (o sexto pensador global mais importante de 2010, de acordo com a Forbes), Patriota ainda não foi confirmado oficialmente pela equipe de transição. Neste artigo, o Estadão relata a reação de dois companheiros do Itamaraty à indicação de Patriota, os embaixadores Jerônimo Moscardo e Afonso Massot. Leia o post antigo abaixo, com alguns links interessantes. Boa sorte ao nosso futuro chefe, o Chanceler do Brasil, Embaixador Antônio Patriota!



[Escrevemos, em 29 de outubro de 2009]
Carioca, Antonio Patriota tem 55 anos e era, até a última semana, o Embaixador do Brasil junto aos Estados Unidos. Não precisa nem dizer que esse é um dos cargos mais importantes na diplomacia brasileira, né =D? Ele deixa esse grande posto pra assumir outro posto muito importante, ainda mais que o anterior. Como eu disse no Twitter, a imprensa gosta de chamar o cargo de Secretario Geral de "vice-chanceler" ou "número dois do Itamaraty", subordinado, dentro do ministério, apenas ao Ministyro Celso Amorim, hierarquicamente falando. Acho que, pra imaginar um pouco de que rumo o Ministério deve tomar, vale citar um pouco daquilo que ele fez na carreira diplomática.

Antes de Washington, onde ele esteve desde fevereiro de 2007, Patriota também serviu nas representações do Brasil na OMC; em Nova York, para as Nações Unidas; Venezuela, China e outras OIs em Genebra. Em Brasilia, ele foi chefe de gabinete do Celso Amorim, além de outros postos de chefia no Palácio. O cara é graduado em Filosofia pela Universidade de Genebra, boa né?

Abaixo, listo alguns links de interesse pra quem quiser saber mais sobre as idéias e posições do novo Chanceler

* http://bit.ly/18rLH7 - Aqui, do portal R7 de notícias, íntegra do discurso do Embaixador na posse como SG, em 27 de outubro

* http://bit.ly/1Xmd5a - Estadao falando sobre a dança das cadeiras no Itamaraty ao fim do governo Lula. Interessante pra acompanhar a troca dos nomes.

* http://bit.ly/SngZg - "Quem é esse Patriota?", notinhas da Istoé Dinheiro em 2007, quando o Embaixador assumiu Washington. Notem que, de acordo com eles, a prioridade é o CSNU. Ele também já foi staff do Brasil no Conselho.

* http://bit.ly/4ufH4M - Também de 2007, Eliane Cantanhêde entrevista o Embaixador.

* http://bit.ly/35A0xF - Outra entrevista, com declarações sobre diversos tópicos.


Boa sorte ao novo SG. OPA, ao novo Chanceler