quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dicionário modeleiro


Versão 1.0. Aberta aos três tipos de emendas: adições, subtrações, e alterações.
PREMISSA: Ser inteligível ao iniciante total e completo.

                 Comitê – A organização sendo simulada. Pode ser uma organização permanente, como o Conselho de Segurança ou a Assembléia Geral da ONU; ou um evento, como o Congresso de Viena, a Paz de Versalhes, e a ECO-92. Um mesmo modelo geralmente simula vários comitês, cada um numa sala diferente.

            Chefe de delegação – Aluno que lidera a delegação da escola ou universidade. Responsável por ir nas “reuniões de chefes de delegação”, durante o evento.

            Cláusulas operativas – Numa resolução da ONU, as cláusulas numeradas, que compõem a segunda parte do texto. Começam sempre com verbos no presente do indicativo (Decide, Condena, Urge, Pede, Convida...).

            Cláusulas preambulares - Numa resolução da ONU, as cláusulas não-numeradas no começo do texto. Começam sempre com verbos no gerúndio (Considerando, Reafirmando, Ressaltando, Tendo em mente...).

            “Conselho” – Termo informal, usado pelos iniciados, para se referir ao Conselho de Segurança da ONU.

            Crise – Quando o Diretor do comitê interrompe o fluxo normal dos debates para apresentar aos delegados uma situação fictícia, que deve ser resolvida com urgência.

            Delegação – Grupo de alunos, em geral todos de um mesmo colégio e/ou universidade, que representam o mesmo país.

            Delegado(a) – Aluno(a) participante de uma simulação. Um delegado pode encarnar o papel de diplomata, ministro, chefe de governo, secretário, etc.; dependendo do comitê. Todo delegado, sem exceção, participa de um único comitê durante o modelo.

            Diretor(a) – O aluno(a), normalmente universitário, que conduz a simulação, media os debates, e escreveu o Guia de Estudos.

            Diretor(a)-assistente – O aluno(a), normalmente universitário, que auxilia o Diretor.

            Documento de posição (oficial) (“DPO”) – Documento redigido pelo delegado que expressa a posição de seu país. Deve ser entregue no primeiro dia do evento (às vezes, antes). Normalmente tem uma página.

            Documento de trabalho – Texto, em qualquer formato, redigido durante a simulação por um ou mais delegados, e distribuído a todos os demais. Às vezes chamado erroneamente de “documento provisório”.

            Emenda – Texto curto com o objetivo de modificar um projeto de resolução em pauta.

            Gabinete – Diz-se do comitê em que os delegados não representam diplomatas de diferentes países, mas políticos e/ou burocratas de um mesmo país. Ex: “Gabinete do Lula”, “Gabinete do Nixon”.

            “Guia” ou “Guia de Estudos” – Texto redigido pelo Diretor que introduz os três assuntos que todo delegado deve estudar: o comitê, o tópico, e a política externa de seu país. Em círculos cada vez mais restritos, também é chamado de “manual”.

            Lista de países – Tabela no site do modelo com todos os países e posições disponíveis em cada um dos comitês. Países importantes estarão presentes em todos ou quase todos os comitês, exigindo grande número de alunos inscritos.

            “Mesa” ou “Mesa Diretora” – O Diretor e seus assistentes.

            Modelândia – Termo usado pelos iniciados para se referir ao cenário das simulações da ONU no Brasil como um todo.

            Modeleiro – Aluno que frequenta e entende muito de modelos.

            Modelo – Evento, com duração de um a cinco dias, voltado para alunos do Ensino Médio ou universitários, que simula   organizações políticas. Cada aluno representa um país numa diferente organização, e cada organização tem uma agenda com um ou mais assuntos pré-determinados.

            Modelo misto – Modelo que admite, como delegados, tanto alunos secundaristas quanto universitários.

            Modelo universitário – Modelo que admite, como delegados, apenas alunos de graduação ou pós-graduação.

            MUN – Sigla em inglês para Model United Nations, modelo das Nações Unidas. Utilizada nos nomes de muitos dos modelos no Brasil e no mundo.

            Pí fáive” (P-5) – Forma abrasileirada de se referir aos permanent five, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China. Estão sempre entre os países mais concorridos, mais pedidos pelas escolas e universidades.

            Prêmio – Certificado ou condecoração, conferido pelo Diretor, ao delegado ou delegados que mais se destacaram, no amplo sentido da palavra. Não existe em todos os modelos.

            Projeto de resolução (ou “proposta de resolução”) – Documento formal, escrito por um grupo de delegados, com o objetivo de ser aprovado por votação no comitê, tornando-se uma resolução.

            Resolução – Geralmente é o resultado final dos trabalhos do comitê. Documento formal com as decisões do comitê sobre o tópico discutido. Toda resolução deve ser votada pelos delegados. O número de votos necessário para aprovação varia para cada comitê.

            Secretário(a)-geral – Aluno(a), quase sempre universitário, que chefia a organização do modelo como um todo.

            Sessão - Uma reunião do comitê. Um modelo normalmente tem entre quatro e nove sessões, ao longo de um a cinco dias.

            Staff – A equipe que trabalha no modelo.

            Simulação – O mesmo que modelo.

Tópico – O assunto que o comitê vai discutir. Alguns comitês têm dois ou mais tópicos na agenda, mas são a minoria, especialmente em modelos para Ensino Médio.         

Vendido – Termo usado pelos iniciados para se referir ao delegado que gosta de chamar a atenção, quer muito ganhar o “prêmio”, tem retórica muito boa, ou é simplesmente chato.

Veto (ou “Poder de veto”) – Capacidade de certos países, em certos comitês, reprovarem uma resolução sozinhos, mesmo contra maiorias esmagadoras.

9 comentários:

  1. Ficou excelente! Eu adicionaria algo como:
    "Coffee break - melhor momento para reabastecer o estômago e fazer conspirações"
    "Eventos paralelos - festas, feiras culturais e outros encontros informais, onde os delegados vivem a parte realmente glamourosa da diplomacia (também importante para ver aquela pessoa certinha perdendo a compostura"

    Ou alguma coisa diferente... mas coffee break e eventos paralelos são tão aguardadas quanto a parte acadêmica hehe

    ResponderExcluir
  2. Grande iniciativa, Cedê! Aumentaremos as definições ao longo do tempo :)

    ResponderExcluir
  3. Seria ótima idéia tornar isso uma parte permanente do site. Como foi dito no encerramento do Temas, qualquer pessoa que pense em participar de um modelo tem que acessar o RotW!

    ResponderExcluir
  4. Faltaram só os sinônimos, que talvez vc não quis colocar de propósito.

    Chefe de Delegação = CD (=D) = Head Delegate = HD.

    Tópico = Tema

    Eu adicionaria também "Prof. Conselheiro" e "Modelo-conselho-de-jedi" (como por aqui alguns se referem ao conceito de comitês alternativos trazidos pelo Temas e a Siem).

    abs.

    Góes, UnB.

    ResponderExcluir
  5. Eu colocaria

    Alfajor MUMU - marca registrada do UFRGSMUN =DD

    ResponderExcluir
  6. Dinossauros - delegados e/ou staffs que participam de modelos há anos, em tudo quanto é lugar (forte possibilidade deste verbete se relacionar com "Vendidos").
    Sinônimos: Pereira, Cedê, Napoleão, W.A., Raquel Mozzer etc.

    ResponderExcluir
  7. Valeu, pessoal. Quem sabe daqui a alguns meses posto a versão 2. As emendas até agora ajudaram =)

    Carlos: sinônimos são uma boa, e devem ser incluídos. Alguns, como "documento provisório", já aparecem.

    ResponderExcluir
  8. Eu alteraria a explicação para "Staff", para que fique mais clara a função deste grupo desprestigiado... hahaha

    Staff: Aqueles que carregam águas e documentos de um lado para o outro, mas que se divertem à beça com as coisas que escutam em todos os comitês.

    ResponderExcluir
  9. Oi Pessoal!
    Muito bom o dicionário!
    Cedê, tu te importas se nós passarmos o dicionário pros alunos da escola de vendidagem do ufrgsmun?
    To preparando uma aula sobre linguagem modeleira e queria muito usar a tua lista!
    Prometo que dou os devidos créditos :)
    Abraços a todos
    Ana Clara (ufrgsmun)

    ResponderExcluir