segunda-feira, 11 de junho de 2007

FAQ do Representatives of the World

Se você caiu do céu e não sabe do que trata este blog, leia o texto abaixo. Após dez perguntas e dez respostas, você entenderá tudo.

1. O que são modelos da ONU?

Pergunte para a Wikipédia. Note que modelos, simulações e MUNs (Model United Nations) são sinônimos.

2. Quem são vocês?

Velhos modeleiros que já rodaram o Brasil e o mundo com esta atividade deliciosamente viciante. Continuamos rodando, por sinal. Somos quatro: um paulista, um mineiro, um gringo e um potiguar.

• Guilherme Pereira estuda Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

• Frederico Faria e Silva (vulgo Cedê) cursa Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

• Thomaz Napoleão estuda Segurança Internacional no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) e no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO).

• Wagner Artur Cabral cursa Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

3. O que é um modeleiro?

É um praticante ávido de simulações da ONU. O termo modeleiro nos diferencia dos entusiastas de outros hobbies – como os aeromodelistas e os RPGistas –, evoca brasileiro e principalmente mochileiro, “lembrando de nossas aventuras em busca de caronas, hospedagem em casa de amigos, post-conference trips, e intrépidas façanhas” (FARIA E SILVA, 2007).

Também existe a variação modelista, que supostamente é mais sofisticada pois rima com modernista, humanista e violinista. Há quem diga que “modeleiro parece uma variação negativa de modelista, assim como arteiro deriva pejorativamente de artista” (MAYER, 2007).

Devemos ressaltar que esta nomenclatura tem muitas fontes (DOUTO, 1941) e que os vocábulos modelante e modeloso ainda não foram reconhecidos pela Academia Brasileira de Vendidagem.

4. Vocês organizam qual modelo?

Como dito acima, moramos em cidades diferentes e estudamos em diferentes universidades. Cada um de nós organiza ou já organizou muitos modelos distintos. Este blog não é vinculado a nenhuma instituição nem a qualquer simulação em particular.

5. Afinal, para que serve este blog?

Essa é a principal pergunta. Representatives of the World surgiu em abril de 2007 a partir da iniciativa de quatro amigos dispostos a criar e manter um espaço aberto de debates, reflexões, dicas, comentários e anedotas sobre a modelagem no Brasil e no mundo.

Acreditamos que simulações de organizações internacionais são ferramentas didáticas eficazes, instrutivas e divertidas, cujo potencial para aperfeiçoamento é enorme. Somos testemunhas e comparsas da expansão da modelagem no Brasil nos últimos anos – o total de MUNs brasileiros saltou de dois para mais de 30 em meia década – e queremos auxiliar o processo de integração destes novos modelos.

Ao mesmo tempo, Representatives of the World é independente e assim vai continuar. Aplaudiremos os bons exemplos, mas criticaremos o que estiver errado. Lançaremos debates sobre todos os assuntos que interessam à modelagem, sem fugir da controvérsia e da polêmica.

6. Mas quem elegeu vocês para representar a modelagem brasileira? Quem vocês pensam que são?! Nenhum de vocês é da minha universidade!

Calma, amigo. Não fomos escolhidos por ninguém e não representamos nada além de nossas opiniões. Nossos textos não implicam a responsabilidade de nenhum dos modelos que nós quatro, separadamente, organizamos. O mesmo vale para os posts enviados por colaboradores externos.

7. Ah, então eu posso participar?

Claro que pode. Se você tem algo interessante a dizer sobre modelos da ONU, mande seu texto para correiodiplomatico@gmail.com e ele poderá ser publicado. Se você quiser se tornar um colaborador permanente de Representatives of the World, fale conosco.

8. Legal. Posso escrever qualquer coisa?

Não. Nem tudo. Este espaço não é uma coluna social nem um outdoor vazio. Se você agarrou toda a delegação da Tanzânia no último modelo, ou se está procurando delegados para sua revolucionária simulação da Liga dos Países Exportadores de Amendoim no Passo Fundo Model United Nations, keep it to yourself. Nada de fofocas modelísticas ou de publicidade explícita, por favor.

Em compensação, se você conhece algum MUN brasileiro que não esteja listado em nossa coluna da direita, envie-nos o endereço. Vamos colocar o link com o maior prazer.

9. Posso criticar abertamente um modelo e/ou seus organizadores?

Sim, mas seja educado e cuidadoso. Não queremos brigas aqui. Se for criticar uma pessoa ou instituição, seja construtivo ou pelo menos finja ser.

Ah, sim. Este espaço também não serve para desabafos pessoais sobre bad trips modelísticas. Lembre-se: o que você escrever terá muitos leitores. Escreva apenas o que for de interesse público.

10. Eu tenho outra pergunta. Posso fazer outra pergunta?

Sim, pode e já fez. Não, o FAQ acabou. Não, não, quer dizer, sim.

Enfim, mande suas angústias existenciais para correiodiplomatico@gmail.com .

Um comentário: