domingo, 10 de maio de 2009

Modelo da ONU... pela ONU


Caso nossos caros leitores não saibam (deveriam saber), a nossa querida Organização das Nações Unidas está organizando seu próprio modelo pela primeira vez na história. O GMUN - Global Model United Nations de 2009 ocorrerá em Genebra (é, aquela na Suíça), nas nababescas instalações do Palais des Nations, o qual também foi, por algum tempo, sede da Liga das Nações. Os idiomas oficiais da simulação serão o inglês e o francês, mas parece que eles estão tentando obter tradutores para todas os idiomas oficiais da ONU (Árabe, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês e Russo).

A história por trás do modelo é interessante. O Under-Secretary-General for Communications and Public Information (algo como o diretor de Relações Públicas da ONU), há quarenta anos, participou de um modelo no Japão, e isso o inspirou a trabalhar no setor das Relações Internacionais. Hoje, ele quer transmitir a mesma coisa aos jovens de todo o mundo.

Todos os participantes do modelo (incluindo secretariado e conference officials) são escolhidos dentre universitários do mundo inteiro, com cotas para todas as regiões. O modelo não tem taxa de inscrição, mas os delegados são responsáveis por todos os custos da viagem e estadia na capital internacional da paz. O GMUN pode tentar conseguir patrocinadores para pessoas de países em desenvolvimento que comprovadamente não conseguiram arrecadar fundos.

A primeira fase de seleção dependia de vários pré-requisitos, e já foi encerrada. No entanto, o GMUN aceita inscrições individuais até dia 20 de maio. Brasileiros não precisam de visto para viajar para a Suíça (nem para qualquer outro país da zona de Schengen, se não me engano), se sua estada não for para fins lucrativos e não se estender por mais de 6 meses. Todavia, seu passaporte deve ser válido por, no mínimo, 6 meses a partir da data de entrada.

A modelândia brasileira está bem representada no modelo. Além de um membro do secretariado, creio eu que contamos com duas (duas!) delegações brazucas: uma do Rio de Janeiro, outra de Brasília (ou era de Porto Alegre? alguém aí nos comentários me corrija). Além disso, o Representatives of the World terá também dois (dois!) de seus editores presentes neste evento de altíssimo gabarito.

Para maiores informações, o site do GMUN é http://www.un.org/gmun. Ainda dá tempo de se inscrever!

12 comentários:

  1. Este humilde editor que vos fala concorre ao cargo de Chairperson do Quarto Comitê da Assembléia Geral. Modeleiros bombando!

    ResponderExcluir
  2. alguém de BH vai? Será que dá pra participar de só um ou dois dias, como observador?

    ResponderExcluir
  3. O Beto é do Secretariado. Tem foto dele no site e tudo xD

    ResponderExcluir
  4. O AMUN recebeu três vagas e está tentando mandar dois representantes.
    É isso.

    ResponderExcluir
  5. Excelente notícia! Vão e aproveitem bastante, meninos, a experiência valerá para a vida toda.

    Vejam se divulgam um pouco mais a Modelândia canarinho e dêem um jeito de visitar as OIs genebrinas (OMC, ACNUR, OMPI...) para completar a jornada modeleira. Mas levem uma boa cachaça envelhecida, será preciso!

    ResponderExcluir
  6. bom, meu passaporte está vencido há quase 3 anos. e até tirar um novo, já era pra mim... =P

    fica pra próxima!

    ResponderExcluir
  7. Monchito, tente pedir urgência na Polícia Federal, às vezes funciona!

    Entre em contato com o GMUN quando da sua inscrição e informe que seu passaporte está em vias de ser expedido, eles podem te dar um prazo maior para apresentar o passaporte.

    Só me dá pena porque o passaporte novo tem "Mercosul" na capa ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Eu tirei o meu em menos de uma semana. E nem paguei propina a ninguém xD

    ResponderExcluir
  9. Que o dólar baixe?

    Galera, desculpe se é informação repetida, mas vocês conhecem o membro do secretariado que é brasileiro? E quem é a srta. brasileira que está concorrendo com o JP?

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. O brasileiro no Secretariado é o Beto de BH. Quem está concorrendo comigo é a Barbara aqui do Rio.

    ResponderExcluir