terça-feira, 16 de junho de 2009

Crescei e reproduzi-vos!

Hoje o número de delegados vem crescendo muito. Os modelos têm ganhado grande importância como ferramenta de ensino e têm atraído interesse do setor privado, dos professores e instituições de educação e de demais colaboradores. Vide os grandes modelos brasileiros, sua abrangência de público, número de participantes e seus patrocinadores. Até a ONU organizou seu próprio modelo, o GMUN, já citado aqui no blog!

Há muitas dificuldades em se montar um modelo e fazê-lo crescer e se manter, mesmo em âmbito local ou, ainda, pequenas simulações institucionais fechadas. Não precisa ser pretensioso a ponto de querer fazer o maior do mundo, mas pelo menos algo que seja sustentável, rico e interessante.
Staffs e delegados diferenciam-se demais. Para quem não teve muitas experiências, ser staff acaba parecendo algo menos "glamouroso" e muito trabalhoso. Há aqueles que acabam se aventurando nessas searas, há aqueles que preferem seguir modelos sempre como delegados, há aqueles que tentam ser staff e acabam descontinuando a experiência, bem como existem pessoas que só gostam e só participam sempre numa função específica... e por aí vai.
Também existem dificuldades institucionais, seja de âmbito particular ou público, secundarista ou universitário.

Do desinteresse dos próprios alunos de uma determinada escola, até as condicionalidades absurdas que possam ser impostas para que o evento aconteça, passando pela incompreensão daqueles que podem bancar o evento e pelo eventual cansaço e "aposentadoria" de modeleiros, fica uma conclusão difícil de discordar: é sempre difícil implementar e continuar novos modelos. Muitos acabam existindo por um ou dois anos e caem no ostracismo.


Uhuuuul!

Como tartaruguinhas marinhas, poucos são os modelos que conseguem sair da praia, ganhar o mar, crescer e se desenvolver dentro de suas possibilidades. E uma rede de modelos (pequenos, médios e grandes) é importante para se manter, desenvolver e diversificar/enriquecer a cultura modeleira brasileira e regional.

O que acham? Sugestões, críticas, adendos etc? Seria possível criarmos um "Projeto Tamar" para os MUN´s? Como dito no post anterior, já deixo no ar algo que não pode faltar: integração, em todas suas nuances, esferas e possibilidades. É difícil, mas será impossível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário