terça-feira, 10 de maio de 2011

POLITEIA - Simulação da Câmara dos Deputados abre inscrições para sua 5ª edição

Pessoal, mais uma vez chegou hora de vestir o terno, o tailleur ou seja lá que roupa formal você prefira, afiar o discurso... mas dessa vez ao invés de position papers, é hora de preparar seu projeto de Lei e assumir o papel de um(a) deputado(a) por alguns dias!

É o Politeia, evento de simulação da Câmara dos Deputados em que participei por duas vezes: a primeira em 2009 e a outra em 2010, quando fui Presidente da Câmara! É uma experiência fenomenal e ocorre dentro das Comissões e no próprio Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília! Ensina demais sobre o processo legislativo aos participantes, bem como dá um gostinho sobre como é ter um mandato. Acho que deveria ser filmado e passado aos Deputados de verdade, pois é uma verdadeira aula de comprometimento e democracia, aliados à competência e defesa ideológica dos participantes! Estudantes de qualquer curso de graduação, pós-graduação e recém-graduados podem participar!


Líderes dos Partidos Simulados e eu, como Presidente (2010)

AH, não posso esquecer de uma das coisas mais legais! Também há simulação do Comitê de Imprensa, exclusivo a alunos de Comunicação. Nos dias de simulação, a imprensa funciona normalmente, colhendo depoismentos, fazendo entrevistas, coletivas, tirando fotos, enfim, cobrindo todo o evento. E há também um jornal impresso por dia, compilando tudo o que acontece nos corredores do poder!


Presidindo a sessão (2010)


Votação em Plenário (2010)

Vejam abaixo as informações completas, se inscrevam e participem! É a hora de treinar para, quando estivermos lá, subvertermos as práticas usadas por vários desses malas eleitos, que tanto odiamos!


O POLITEIA é a simulação da Câmara dos Deputados destinada a universitários com interesse no processo legislativo brasileiro.

Durante o evento, que acontecerá de 22 a 26 de junho, estudantes de quaisquer áreas poderão atuar como deputados. O participante irá elaborar, discutir e votar projetos de lei no Congresso Nacional.

Nesta edição serão simulados seis partidos e sete comissões que ficam a escolha do participante.

Já aqueles que estudam Comunicação Social poderão atuar como repórteres e produzir um jornal diário e um site de notícias, vivenciando o dia-a-dia da cobertura política em Brasília.

São 120 vagas para deputados e 10 para repórteres. Os inscritos ainda vão contar com treinamento durante preparação.

As inscrições vão de 10 a 20 de maio, no valor de R$ 90,00 na FA, prédio do Instituto de Ciência Política, no Campus Darcy Ribeiro da UnB ou pelo site www.politeiaunb.com.br. Para participar, basta apresentar identidade original e o comprovante de matrícula em curso de Comunicação, no caso da inscrição para repórter, além da ficha de inscrição preenchida. Para os alunos que comprovarem ser de baixa renda, haverá 7 vagas (5%do total) destinadas aqueles que apresentarem comprovantes de suas respectivas instituições.

POLITEIA é a simulação da Câmara dos Deputados destinada a universitários de qualquer nível ou recém-formados.

Durante o evento, você poderá criar, discutir e votar projetos de lei em seis comissões e no Plenário, assumindo o papel de parlamentar de um dos sete maiores partidos da Câmara.

Estudantes de Comunicação podem ainda simular o cotidiano de jornalistas políticos e produzir um jornal diário e um site de notícias.

Podem participar estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC.

Inscreva-se de 10 a 20 de Maio na FA/UnB ou pelo site www.politeiaunb.com - Valor: R$ 90,00

Partidos simulados: PT, PMDB, PSDB, PP, DEM, PR, PSB

Comissões:

- Constituição, Justiça e Cidadania;

- Defesa do Consumidor;

- Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado;

- Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

- Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural;

- Administração, Trabalho e Serviço Público.

AGENDA

Treinamento e Convenções Partidárias - 21 e 22 de maio, na FA/UnB

Cerimônia de Abertura e Posse - 22 de junho, no Campus Darcy Ribeiro/UnB

Simulação - de 23 a 26 de junho, na Câmara dos Deputados


PARTICIPE!

Realização:

Projeto POLITEIA
Instituto de Ciência Política (IPol/UnB)
Câmara dos Deputados

Mais informações: Pelo site oficial, Twitter, Formspring ou pelo e-mail contato@politeiaunb.com


Espero vê-los lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário