quarta-feira, 26 de março de 2008

PORQUÊ ESTÁ FALTANDO GENTE EM MODELO

Rápido exercício: 1) fingi que sou um completo ignorante em modelos e 2) abri os sites dos principais modelos no Brasil, e identifiquei o PRIMEIRO TEXTO que você vai ler.

Com base nos resultados, dividi os sites em dois grupos. Vejam.

PRIMEIRO GRUPO

POLIONU

"Sejam bem vindos ao PoliONU 2008. Orgulhosamente apresentamos a terceira edição deste projeto, que, embora jovem, já se mostra um grande exemplo de dedicação e organização. Planejado por alunos do Colégio Poliedro, o PoliONU vêm alçando níveis de reconhecimento cada vez maiores, chegando a ser considerado o maior modelo de simulações interno do Brasil (...)"

(...) "deste projeto?" projeto de quê? modelo? simulações? interno?

" (...) Desejamos despertar a conscientização e ciência dos alunos na espera de que eventos com esse possam mudar o mundo tanto dentro dos comitês quanto fora, como reais formadores de opinião. O conhecimento adquirido, não só educacional, mas também social e ideológico, faz do PoliONU e de todos os modelos de simulação eventos notáveis (...)"

Comitês?

MINI-ONU

"Informações em breve."

Uau. Bem, tem um "FAQ". Se eu clicar no FAQ, a primeira pergunta é:

"Em que data será realizado o MINI ONU este ano, e quando será (sic) as inscrições?".

E a data é de 2007. A segunda pergunta do FAQ é:

"Qual o mínimo de pessoas necessário para formar uma delegação?"

E assim por diante. NENHUMA pergunta sobre o que é o evento. Aliás, o que diabos é uma delegação?

MIRIN

"Entre os dias 21 e 25 de julho a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro será, mais uma vez, a sede do Modelo Intercolegial de Relações Internacionais, o MIRIN. Em 2008, esperamos cerca de 350 delegados e mais de 60 professores de inúmeros colégios do país. Para recebê-los da melhor maneira possível, contaremos com uma equipe de 70 alunos do curso de graduação em Relações Internacionais e o apoio e dedicação dos diversos funcionários da Universidade."

Delegados? Professores? Pra quê? Modelo? Receber? Equipe? Para fazer o quê?

ONU JR.

Um modelo para crescer.

Equipe do VI ONU Jr. (segue lista)

SiEM

"Em construção!

A terceira edição da Simulação para o Ensino Médio ocorrerá na cidade de São Paulo, entre os dias 2 e 6 de julho." (seguem comitês, e não muito mais)

SIMNU

"Senhores delegados, foi um enorme prazer para nós realizar a SIMNU 2007, agradecemos a participação de todos. O evento não seria possível sem o empenho e a dedicação de vocês."

OK. O evento foi bacana. Mas não sei o que é. Mas opa, tem um link "O que é a SIMNU". Clico nele e... fora do ar.

SIONU-FIB

"Novo ano inicia e a organização da sétima edição do SIONU-FIB dá seus primeiros passos. Estamos em processo de escolha de comitês, temas, datas e equipe de organização. Em breve disponibilizaremos mais informações."

Arrã. Mas o que é a SIONU-FIB, e porquê ela chegou à sétima edição? E o que diabos são comitês?

TEMAS

"O TEMAS é um modelo para universitários que prima pela excelência acadêmica e inovação em seus comitês, sempre pautado por uma área temática específica.".

Modelo para universitários? Como assim modelo - é um exemplo a ser seguido? Comitês? De novo: que diacho é isso?

Modelo? Modelo de quê?

AMUN

"Dear students, alumni, professors and AMUN enthusiasts,

I feel deeply honored to invite you to the commemorative 2008 edition of the Americas Model United Nations, to be held in Brasília, Brazil, from July 21st to the 25th.

One decade ago, a small group of International Relations students from the Universidade de Brasília put their efforts together to organize the first UN simulation conference in Brazil. "

A última frase (UN simulation conference) quase salva, mas tudo o que entendi é que tem uma edição comemorativa de alguma conferência.

SEGUNDO GRUPO

SINEI

CARTA DO SECRETÁRIO-GERAL

Prezados Estudantes (...)

Vixe, outro com carta. Mas espera, tem um link "o que são simulações". Se você clicar nele, vai ver

"Os Modelos de Simulação tiveram seu início anteriormente à ONU (...) Trata-se (sic) de atividades acadêmicas que possibilitam os (sic) participantes compreenderem princípios, normas e procedimentos vigentes nas diversas organizações internacionais (...)"

Depois dessa introdução construtivista, segue uma introdução aos modelos.

FÓRUM FAAP

Processo de Inscrição
O número limite de inscrições por instituição* é de 16 delegados, incluindo jornalistas.

Uau! Um começo bastante incisivo. Mas logo ali tem o link "o que é". E se eu clicar "o que é", vejo

"A Fundação Armando Alvares Penteado promove anualmente o Fórum FAAP de Discussão Estudantil, projeto que segue o alto padrão de qualidade da instituição.

O Fórum FAAP consiste em uma simulação de organizações internacionais destinada aos alunos do Ensino Médio de diversas escolas do Brasil. Cada grupo de alunos constitui uma delegação, que representa um país nos diversos comitês. Durante os cinco dias de evento, cada participante atua como um diplomata e debate temas da agenda internacional de extrema relevância para a comunidade internacional."

Ah, much better!


SiNUS

APRESENTAÇÃO (click)

O que são modelos? (click)
"Modelos são conferências realizadas a fim de simular as negociações e processos decisórios
do sistema das Nações Unidas e de outros fóruns multilaterais de organização".

Vapt vupt.

PAX

"Seja bem vindo ao site da Simulação Diplomática interna da Universidade de São Paulo, a PAX.

Organizada em conjunto por alunos do Instituto de Relações Internacionais e da Faculdade de Direito da USP, a PAX busca trazer para dentro da Universidade a oportunidade acadêmica única de conscientização, aprimoramento acadêmico, profissional e pessoal que uma simulação diplomática oferece.

Ao participar do evento os alunos atuarão como diplomatas ou especialistas de diversos países, debatendo e decidindo temas da agenda internacional no âmbito de diferentes Organizações. "

Demorou até o 3º parágrafo, mas tá ótimo. Acho que todo mundo entendeu. Tem a vantagem de ser uma definição ampla, não tem "ONU" no meio.

MONU

"O MONU (Modelo da Organização das Nações Unidas) é um projeto desenvolvido anualmente por alunos universitários do Estado de São Paulo." (click)

O evento constitui-se em uma simulação dos debates que ocorrem nos diversos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) e em outras organizações internacionais como Organização Mundial do Comércio (OMC), Liga dos Estados Árabes (LEA), Organização dos Povos Não-Representados (UNPO), entre outros. Durante o evento, o universitário assume o papel de um embaixador de determinado país, organização internacional ou ONG – dependendo do comitê - devendo sempre defender sua política externa no tema em pauta. "

Ah, agora entendi!

UFRGSMUN

ufrgsmun is an academic simulation where the participants act as delegates representing a specific country in one of the organs of the United Nations to be simulated. It aims at the pursuit of innovative formulas for reinvigorating the UN and the principles enshrined in the UN Charter. Its main purpose is the achievement of new patterns for day-by-day acting in real life.

Good enough?

SOI

"Os Modelos de Organizações Internacionais têm se expandido por todo o mundo, tornando as atividades desses fóruns de debate cada vez mais conhecidas pela sociedade.

Nesse tipo de atividade acadêmica, os alunos, divididos em comitês temáticos, debatem assuntos centrais da agenda internacional, como direitos humanos, segurança, economia e meio-ambiente. Os participantes agem como se fossem diplomatas, representantes de países-membros de organizações, juízes ou especialistas independentes, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais, como a Organização das Nações Unidas e a Corte Interamericana de Direitos Humanos."

Não dói explicar, como vemos.
-------------

Moçada, talvez esteja aí parte da resposta porque modelos estão mais vazios ou porque não conseguem novas pessoas. Com sites obscuros, que falam somente para os iniciados e/ou para o público do modelo anterior, não vai rolar de atrair as novas gerações.

18 comentários:

  1. Em primeiro lugar, parabéns pelo esforço hercúleo de vasculhar os sites de tantos modelos. A falta das informações mais básicas é um problema sério, que costuma passar despercebido para os modelistas mais idosos. Na minha opinião, entretanto, essa não é a principal causa do esvaziamento das simulações. As gerações mais antigas dos principais centros modeleiros deveriam ser capazes de explicar aos novatos o que são e pra que servem os modelos.

    O que eu acho é que a modelândia viveu uma idade de ouro (que teve seu auge há dois ou três anos) responsável pela multiplicação irreal e desordenada das conferências ao redor do país. A idade de ouro acabou, os modelistas escassearam e sobraram diversos modelos com uma demanda desanimadora.

    Pra piorar a situação, o entusiasmo dos secundaristas pelos modelos, no mais das vezes, não é levado à frente durante a vida universitária, até porque muitos deles entram em cursos que pouco ou nenhum contato têm com as simulações. Por isso mesmo, eu não acredito muito que a nova geração (especialmente a aclamada geração SiEM) vá trazer de volta a idade de ouro. Estão chegando modelistas muito bons, mas não em grande número. Qualidade, não quantidade.

    Enfim, a minha modesta opinião é que os modelos passarão em breve por um impiedoso processo de seleção natural. Os aptos sobreviverão e muitos desaparecerão. Veremos o que o futuro dirá...

    ResponderExcluir
  2. Esse tópico da falta de sangue novo tem sido discutido cada dia mais nas rodas de buteco da Modelândia, parabéns por colocar isso no blog Cedê! =)

    Parte do problema o Ortega explicou bem...
    o caso dos modeleiros secundaristas não serem tão empolgados na vida universitária, na minha opinião, nem tem a ver cm o curso q escolhem não, acho q tem mto mais a ver com o número sem fim de modelos de EM que estão por aí. tem calouro q chega na universidade com 10, 12 até 15 modelos nas costas e acaba aposentando mesmo antes de começar e acaba associando MUN´s com "coisa de criança".
    Sei q tem miiil fatores envolvidos nesse "declínio" da era de ouro da Modelândia, o caso é esperar pra ver...

    ResponderExcluir
  3. O Ortega se adiantou ao que eu queria comentar. O Cedê ilustrou um sintoma de um mal subjacente: Modelistas não se reproduzem mais?

    Estamos vendo um esvaziamento de modelos famosos, é verdade. Por outro lado, a SOI tem crescido a cada ano, mas com menos participantes que poderiam ser considerados hardcore MUNners.

    Esses MUNners, nossos modeleiros engajados, estão sim rareando, e acho que seja um efeito colateral do próprio sucesso da modelândia.

    Imaginemos que existam duas formas originárias de um modeleiro: o que vem do EM, e o que entra direto na unversidade.

    Muitas vezes o aluno do EM Modeleiro que entra na universidade já entra direcionado pra sua área de trabalho: ao contrário dos alunos de EM que vão tentar a sorte na faculdade, ele já viu, provou e venceu. Ele já sabe o que vai fazer da vida, então é bem mais pragmático que a maioria, e ocupa seu tempo com trocentas coisas visando a consecução do seu objetivo, deixando pouco tempo livre, tempo este que é reconhecidamente o combustível não só da atividade modeleira como da criatividade como um todo. (Quase) Ninguém na modelândia trabalha com modelos, só faz isso no tempo livre, com prejuízo de família, namorada, amigos e etc. Em adição a isso, em dois tempos o cidadão já passou dos 20 modelos, e, com o peso social de gastar tanto tempo em uma simulação (geralmente considerada uma "brincadeira"), acha melhor se aposentar. Assim ocorre uma aposentadoria prematura, e a modelândia perde um jovem talento que se acha experiente e completo.

    Por outro lado, os delegados oriundos já da universidade se sentem pressionados pelas atividades corriqueiras da universidade e pelo exemplo curioso dos modeleiros hardcore. Ao ver aquele pessoal que já foi a uns 4 estados da federação só pra simular, pensa que é um objetivo complicado demais pra um aluno normal sem grandes posses. Não imagina que geralmente modeleiros ficam na casa de amigos, pedem carona com os colegas e tudo mais. Essa aura de "profissionalismo" que é exalada pelos modeleiros muitas vezes afasta os novatos, insistindo no erro de achar que modelagem é hobby de gente rica - quando o mais correto seria constatar que é um investimento de gente disposta.

    Mas, de qualquer forma a mensagem é essa: de uma forma ou de outra, estamos perdendo e precisamos de novos delegados.

    ResponderExcluir
  4. IMHO, são dois os principais fatores que prejudicam (e muito) a inclusão de novas pessoas na Modelândia: (1) a cultura educacional em boa parte das faculdades e (2) falta de dinheiro (ou pão-durice).

    Nas faculdades de direito, em especial na PUC-SP, eu cansei de explicar aos meus amigos e conhecidos próximos o que é se aventurar a Modelândia, como a prática de simulações ajuda em muita coisa, e blablabla. O grande problema é que a maioria das pessoas entra com uma mentalidade de que faculdade não é mais momento para buscar formação pessoal ou acadêmica, e sim buscar formação profissional.

    You can't blame them. Considerando que nem todo mundo está em boa situação financeira, encontrar um emprego realmente sempre será prioridade (survival first). Essa é uma barreira quase impossível de superar, e na qual eu já bati várias vezes quando ia captar pessoas para participar na PUC.

    Pelo menos no caso da PUC, o próprio ensino também em nada colaborava. Como ensinar Direito virou um mero exercício de ler, decorar e enrolar textos de lei, ninguém mais se importa em pensar um pouco ou argumentar a favor ou contra as leis em si - que é um exercício análogo ao que nós fazemos em MUNs quando queremos aprovar essa ou aquela resolução. As pessoas têm preguiça de pensar, perdendo assim qualquer interesse por atividades que não ajudem a buscar um emprego (algo que, infelizmente, a Modelândia ainda não soube aproveitar ou desenvolver - nesse sentido ainda estamos em uma Era Romântica dos MUNs no Brasil, por assim dizer, e não em uma era mais profissional).

    Quando finalmente encontramos alguém que consegue pensar e ver um pouco além da mesmice de sempre, aí conseguimos algum avanço. Explicamos a situação, se bobear até conseguimos levar as pessoas interessadas para um modelo na própria cidade. Começa a surgir alguma esperança.

    Mas o tempo é curto, prioridades mudam e circunstâncias mudam. As pessoas que eram interessadas podem perder o interesse após ir a um modelo, não querendo "fazer carreira"; a situação financeira pode mudar (algo que aconteceu algumas vezes nas minhas epopéias para buscar delegados); a pessoa pode achar um intercâmbio ou algo assim.

    Ou seja, há uma série de peneiras até que nós possamos arranjar um grupo que realmente se dedique a participar de modelos da forma como nós, modeleiros mais idosos, fizemos nos últimos anos. Realmente, reunir um grupo de modeleiros tão dedicado quanto os dessa geração que o Ortega chamou de Idade de Ouro será complicadíssimo.

    Alguns modelos certamente deixarão de existir nos próximos anos, mas os grandes continuarão, acredito. O problema é que isso vai potencializar o problema do dinheiro: pessoas de fora dos grandes centros terão que se deslocar até tal lugar, arrumar hospedagem (afinal, nem todo primeiro modeleiro tem amigos modeleiros ou sabe exatamente no que está se enfiando quando começa), e MUNs são brincadeiras caras. Poucas pessoas estão dispostas (ou mesmo têm possibilidade) a pagar de 500 a 1000 reais para ir a um evento que, para eles, ainda é uma aposta.

    ResponderExcluir
  5. Bem, como todos, viram, "talvez esteja aí PARTE da resposta porque modelos estão mais vazios ou porque não conseguem novas pessoas".

    Claro que os sites são só parte da resposta. Notem também que existem seis modelos no segundo grupo, de sites "bons" ou "acessíveis" - nem por isso eles podem contar com garantias de 100% de ocupação.

    O ponto maior é que muitos modeleiros não se preocupam em transformas as coisas mais básicas, como sites, flyers, cartazes, etc; em coisas acessíveis para quem não entende NADA de modelo.

    ResponderExcluir
  6. O Ortega esta certissimo.

    Como explicar que o TEMAS, que ja nasceu com uma aura de superioridade acadêmica, esteja vazio todo santo ano?

    Por que o MONU, que no ano passado finalmente "reunificou" o Estado de SP, também tem comitês pela metade?

    O que faz com que até o AMUN, o mais antigo e emblematico modelo do pais, esteja ultimamente tão pouco atrativo para os delegados?

    Isso se chama overreach. Aconteceu com o Império Britânico, com a União Soviética e esta acontecendo com a Republica da Modelândia.

    Historinha paralela.

    Mais ou menos entre 1998 e 2005, entre a era liberal-clintoniana e a crise pos 9/11, o numero de cursos de RI cresceu absurdamente no Brasil, de três ou quatro para 40 ou 50, assim como acontecera com os cursos de Turismo poucos anos antes. Agora eles estão fechando suas portas, exceto os melhores.

    Pois esse periodo de 1998 a 2005 corresponde exatamente à ascensão da Modelândia nacional. Sem querer negar a importância dos muitos modelistas que fazem Direito e outros cursos, a euforia da modelagem foi, ao menos em parte, uma repercussão da euforia brasileira com esse curso fascinante e esquisito que se chama RI.

    Talvez seja cedo para saber, mas tenho a impressão de que a bolha da Modelândia esta estourando agora, como aconteceu com a internet em 2000. A internet sobreviveu, mas deixou de ser um eldorado milagroso para se tornar um negocio sério e sobrio, com pouco espaço para aventuras e improvisações.

    Vai acontecer o mesmo com os modelos da ONU no Brasil, creio. Vão sobreviver as simulações que adotarem um modelo mais profissional de gestão (e isso inclui um site claro e uma boa estratégia de divulgação, ie o problema que o Cedê apontou) e que encontrarem um lugar bem definido na Modelândia, em termos de identidade acadêmica, de publico, localização e (o grande tabu!!) calendario. Em suma, profissionalismo interno e coordenação externa.

    Modelos parecidos, na mesma cidade e/ou em datas proximas são necessariamente rivais. SiONU e SIMUN são concorrentes diretos, assim como MISP e Forum FAAP ou ainda UNSP e MONU. Para quê esconder isso? Alguns vão sobreviver e outros não.

    ResponderExcluir
  7. As 400 vagas do Fórum FAAP 2008 foram preenchidas em 50 minutos.

    ResponderExcluir
  8. Com o ONU Jr é parecido. Isso não muda nada na tendência geral.

    ResponderExcluir
  9. Prezado anônimo,

    como você viu, o site do Fórum FAAP está na lista dos sites "bons", isto é, daqueles que dizem ao leigo o que é um modelo.

    2. O MINI-ONU também preenche suas 1.000 vagas em menos de um dia; nem por isso pode relaxar. Fui no UFRGSMUN em novembro e ele não estava 100% lotado; também não foram lotados o MONU '07 ou o TEMAS, semana passada.

    ResponderExcluir
  10. Olá a todos,

    Gostaria de levantar outro ponto em relação a essa questão.

    Talvez uma parte importante do problema esteja na atitude dos delegados mais antigos e, conseqüentemente, das mesas diretoras. A arrogância, a briga de egos e, algumas vezes, a estupidez, a ignorância e até a falta de educação têm se tornado uma coisa comum dentro das simulações, o que acaba transformando toda a atmosfera de um comitê, tornando-o muitas vezes cansativo, estressante e entediante. E, sem dúvida, isso desmotiva qualquer pessoa em início de carreira no mundo dos modelos.

    Eu não estou mencionando isso à toa. Por diversas vezes eu tentei montar delegações e em todas elas eu via as mesmas carinhas de “Ah, modelo? Nem...”. Pessoas com muito potencial para se destacarem nas negociações, com muito conhecimento e disposição, que mostravam um desânimo anormal para um evento acadêmico.

    Mas eu não posso culpá-las por isso. De fato, pagar 180 reais em um evento como o AMUN, por exemplo, para se estressar, se entediar, realmente não vale a pena. Eu acredito que só quem realmente sentiu que a participação em modelos mudou muito a sua maneira de ser e de se comportar, além de desenvolver muitas capacidades que até então elas não possuíam é que continua participando desse tipo de evento.

    Eu acho que a valorização de certos padrões como atitudes louváveis e dignas de recompensa deveria ser repensada, principalmente por parte da equipe organizadora dos modelos. Esse negócio de premiar quem faz a resolução, por exemplo, tem que ser extinto de qualquer maneira, porque isso está gerando sérias deturpações nas discussões.

    Em um ambiente que mistura delegados experientes e delegados iniciantes, os primeiros acabam por ignorar os últimos e estes acabam por ficar inibidos a se expressarem. Na boa, por que eu iria falar algo se ninguém vai me escutar mesmo? As discussões se tornaram mecanizadas. A primeira sessão já começa com a resolução pronta, só faltando digitalizar (aliás, já tem gente chegando com ela digitalizada). As opiniões emitidas pelos delegados intermediários e iniciantes são sumariamente ignoradas pelos mais experientes. Se vocês pararem para observar, tem gente que fala na primeira sessão e se cala para sempre depois. E não é por falta de conhecimento ou vontade de falar e, sim, pelo desânimo que toda essa situação causa.

    Para que os modelos voltem a ser como eram, acho que a primeira atitude que deveria ser tomada é a de tratar todos como iguais e dignos de respeito. Temos que estender o ambiente de camaradagem das festas (oficiais e não-oficiais) para dentro dos comitês. Acabar com essa guerra de egos, essa arrogância de achar que só a sua opinião é que deve valer. Temos que parar de achar que os melhores são aqueles que têm mais modelos ou mais prêmios. Depois que isso acontecer, aí então poderemos começar a pensar em reciclagem.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Thiago, obrigado por seu comentário! Não lembro de ter lido outra contribuição sua, mas na dúvida, bem-vindo, e por favor continue trazendo sua opinião.

    Eu discordo de você. Quando eu entrei na modelândia eu já via um mundo de egotrips e brigas ridículas, e nem por isso fiquei fora. Na verdade, talvez meu primeiro comitê tenha sido tão ruim, mas tão ruim, que tenha me motivado a simular mais só pra provar que isso não devia ser feito dessa maneira. Tudo do mais tosco aconteceu nesse comitê (AMUN 2003, muita gente boa tava lá e pode atestar a bizarrice).

    De lá pra cá tenho visto esse tipo de comportamento cretino em vários lugares do Brasil. Chego a me perguntar se a arrogância e cretinice não é um ponto fraco dos mesmos modelistas que se reúnem pra parlamentar formas de mudar o mundo: nosso ego é nossa kryptonita.

    Você pode ter total razão sobre esse ser um motivo decisivo no recente declínio no contingente de delegados, mas eu acho pouco provável. Nós não ficamos mais insuportáveis, pensando na média. Se muito, talvez a média modeleira tenha ficado mais vazia: muita pompa e pouco conteúdo.

    Isso sim, pode ser um ponto fraco visceral. Com o enfraquecimento da nossa atividade acadêmica, a modelagem como conhecíamos estaria se extinguindo...

    Será esse o caso?

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu acho que o cedê tem muita razão em apontar as nossas falhas em mostrar aos novatos o que são modelos. Isso, na minha opinião, é mais agravado ainda quando falamos de alunos de Ensino Médio.
    O ONU Jr. de fato enche suas vagas logo, mas quem disse que isso significa apostar na renovação? De 350 vagas do ano passado, 90 vieram dos alunos do Emiliano de BSB (que através da sua empresa faz a triagem de "potenciais diplomáticos") e 110 vieram de um só colégio que manda delegados p/ ONU Jr. há 4 anos.
    A melhoria da imagem do que fazemos e do porquê fazemos deve ser de fato um caminho a ser seguido no que diz repeito a tentar atrair novos modeleiros.
    Mas acho que esse é apenas 1 dos aspectos responsáveis pelo esvaziamento de delegados.
    Ao meu ver, mais grave se torna o caso em que o delegado com alguma experiência desiste da modelândia, e digo isso por mim.
    Não são os 5 anos delegando que me fazem pensar, com apenas 18 anos de idade, em não frequentar mais modelos. É sim a frustrante ausência de uma turma que se foi. Ao longo de 2007 fui ao TEMAS, AMUN e MONU, em todos tendo que coagir novas pessoas a irem para que eu pudésse ter uma delegação. E mesmo no caso do MONU, em que eu era chefe de uma delegação de 32 delegados, não posso dizer que a experiência me proporcionou o que eu, ingenuamente, esperava.
    Os modeleiros sabem que com a frequencia de simulações que estamos acostumados a frequentar, quando o comitê não é dos melhores, o tema já foi simulado e o país é sem graça, vale muito a pena gastar dinheiro e tempo só p/ reencontrar os amigos.
    Mas e aí, o que fazer quando a sua geração se aposenta e a que vem não compartilha mais dos seus valores?
    Ainda, faço parte da geração que fez vários modelos ao longo do Ensino Médio e que quando entrou na faculdade já tinha vivido parte do que a modelândia podia proporcionar em termos acadêmicos pessoais. Entretanto, frequentar modelos ainda me encanta, ou encantava até pouco tempo, mas de toda forma, os demais, que compartilhavam delegações comigo sumiram e aí o cenário se tornou complexo: Se torna necessário reconstruir seu grupo, em que você tem uma bagagem desconhecida pelos demais.
    Tenta montar uma delegação inteira e depois chegar num modelo em que ninguem sabe rir com vc sobre qualquer bizarrice que lembre a babá egípcia, por exemplo, talvez queira dizer que chegou a hora de parar..

    ResponderExcluir
  13. Ou fazer novos amigos iguais a você :)

    ResponderExcluir
  14. Ok, comentários vários e longos, vamos lá...

    1- Não creio que seja uma questão de que "delegados experientes ignoram delegados novatos". É simplista demais. Tomo como exemplo o comitê ao qual fui no IV ONU Jr (2006), o Fórum Econômico Mundial. Tínhamos uns vários países, outras várias empresas e muitos novatos. Entretanto, o tempo que eu (França) tinha que esperar na lista de oradores para me pronunciar era absurdo, pois todos discursavam muito, e muito bem.

    2- Nós temos que encarar uma realidade: existem pessoas que vêem na simulação um prazer, quase um hobby. Outras não gostam desse tipo de evento. Fazer o quê.

    3- O problema principal, além da linguagem quase críptica na qual alguns sites de modelos são feitos, é realmente a preguiça (calma, eu explico).

    No meu primeiro modelo (III ONU Jr, 2005), fui totalmente despreparado para o evento. Representava os Países Baixos no comitê sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e só havia lido o guia de estudos, o CIA World Factbook e olhe lá. Fui completamente massacrado por modeleiros mais experientes.

    Porém, ao invés de isso me desmotivar, acabou me encorajando a melhorar. Eu tinha conseguir ter aquela desenvoltura no discurso, aquele desembaraço. Tinha que incorporar realmente a postura do meu país (olha o nacionalismo transferido aí).

    Tanto foi minha vontade de melhorar que meu segundo modelo (SiNUS 2006) foi fora do estado, o que me fez pedir a viagem de "presente de aniversário".

    Há uma fina linha que separa o delegado que desiste do que tenta melhorar. Creio eu que nesta decisão tem muito peso a atitude dos experientes. Se a "velha guarda" (termo de uma amiga minha) fica esfregando na cara dos mais novos depois de todo modelo "ha-ha, ganhei menção, sou um delegado melhor que você", com certeza haverá uma desmotivação. Mas, se não houver arrogância, o próprio prêmio pode funcionar como uma motivação a mais para os novatos. É tudo uma questão de atitude.

    ResponderExcluir
  15. quero defender o amun!
    na guia ´amun´ ´what is amun´ dá pra encontrar uma explicação.

    se é satisfatória, vocês dizem, mas que ela existe, ela existe!

    ResponderExcluir
  16. "No meu primeiro modelo (III ONU Jr, 2005), fui totalmente despreparado para o evento. Representava os Países Baixos no comitê sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e só havia lido o guia de estudos, o CIA World Factbook e olhe lá. Fui completamente massacrado por modeleiros mais experientes.

    Porém, ao invés de isso me desmotivar, acabou me encorajando a melhorar."

    Ele podia ter ficado chateaaado, desmotivaaaado, mas não, por deus, este é Philip Hime, o homem que não desiste nunca!

    (Hehehehe, zoação à parte, seu post entra no ar amanhã, Hime :))

    ResponderExcluir
  17. Só falta falar que eu perdi um braço em um trágico acidente na xerox do V ONU Jr... XD

    ResponderExcluir
  18. Bia,
    Eu acho que todos os modelos em alguma parte do site ou afim explicam o que é modelo, mas a questão é que até o pobre cidadão desorientado achar isso, ele já ficou confuso demais com "comitê", "delegado", etc.
    W.A., fato é que, se não fossem pelas novas amizades e pela importância das antigas, p/ mim, a modelândia já era parte do meu feliz passado.
    Meu carinho imenso pelo ONU Jr. é em grande parte por ele ter sido fruto do sonho de grandes amigos, e que me proporcionou parte das melhores experiências que eu pude viver!
    =)

    ResponderExcluir