terça-feira, 2 de setembro de 2008

Sobre simulações como ferramenta educacional

Um argumento de autoridade a favor da prática simulada como ferramenta pedagógica:

A experimentação e o método científico pode, ser ensinados em muitas outras disciplinas além da ciência. Daniel Kunitz é um amigo dos meus tempos de universidade. Passou a vida fazendo um trabalho inovador como professor de ciências sociais nos dois últimos anos do curso secundário. Os alunos querem compreender a Constituição dos Estados Unidos? Podemos lhes dar a tarefa de ler a Constituição, artigopor artigo, e depois discutir em aula - mas, lamentavelmente, isso fará a maioria dos estudantes cair no sono. Ou podemos tentar o método Kunitz: proibimos os alunos de ler a Constituição. Em vez de leitura, determinamos que participem de uma assembléia constituinte, dois para cada estado. Damos informações detalhadas a cada um dos treze grupos sobre os interesses particulares do seu estado e região. A delegação da Carolina do Sul, por exemplo, seria informada da primazia do algodão, da necessidade e da moralidade do tráfico de escravos, do perigo representado pelo Norte industrial, e assim por diante. As treze delegações se reúnem e, com um pouco de ajuda dos professores, mas principalmente por sua própria conta, redigem uma constituição em algumas semanas. Só então lêem a Constituição real. Os estudantes reservaram os poderes de declarar guerra ao presidente. Os delegados de 1787 atribuíram esses poderes ao Congresso. Por quê? Os estudantes libertaram os escravos. A constituinte original não o fez. Por quê? Isso requer mais preparação da parte dos professores e mais trabalho da parte dos alunos, mas a experiência é inesquecível. É difícil não pensar que as nações da Terra estariam em melhor forma se todo cidadão passasse por algo semelhante.
- Carl Sagan, O mundo assombrado pelos demônios


O comentário em si já dá margem a várias análises modeleiras, não? Também pode ser útil naquele projeto que precisa ser apresentado pra coordenação de curso, pra pedir ajuda de custo pra viajar, ou até mesmo convencer seus pais que você não está perdendo tempo, está é salvando o mundo.

Mais outro post sobre Carl Sagan virá em breve! ;)

4 comentários:

  1. Se seu coordenador for vendido, dá pra dizer também que é preciso exercitar a razão prática, buscando qual seria o melhor ato em uma situação prática. Traduzindo, fugindo de situações que são essencialmente teóricas e não tem quase nenhuma aplicação real.

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  2. Brilhante! Acabou de virar minha desculpa oficial :)

    Além disso, acho que se você fizer um paralelo disso com modelos, dá pra explicar de uma maneira muito melhor para os leigos o que é um modelo...

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  3. Saudoso Carl Sagan! Sabia das coisas. Modelos servem para alargar a compreensão de estudantes de quase todas as areas do conhecimento - até das ciências duras, I'd argue.

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  4. Adorei a síntese... pra quem quiser aprofundar no tema, os artigos da International Studies Perspectives =D

    Beijos

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