segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Modeleiro Viajante, parte I

O Modeleiro Viajante é uma série de posts que tratam da incrível experiência da ida (e, quiçá, volta) a um modelo de fora do estado.

O site CouchSurfing tem um objetivo muito nobre: ajudar nós, pobres mortais, a percorrer o mundo, "um sofá de cada vez". Agrupa pessoas que oferecem seus "sofás" para outros usuários do site, bem como procuram sofás alheios para si próprias. Não é nem necessário se dispor a receber pessoas estranhas em vossa nobre residência para se cadastrar.
É meu, eu vi primeiro.

Na verdade, qualquer modeleiro que já pensou em participar de um MUN fora de seu estado (ou mesmo cidade) já procurou asilo diplomático nas casas de seus conhecidos (ou nem tão conhecidos assim). Convenhamos, somos pessoas de gostos simples. Precisamos apenas de um teto, uma cama (ou sofá) e um chuveiro para uma confortável estadia em modelos forâneos, e a altíssima diária dos hotéis costuma ser o fator determinante na tomada de decisão da jornada, seguida de perto pelo preço da passagem.

Sendo realista, ficar em hotel só vale a pena se você for dividir o quarto com algumas pessoas. São poucos os casos que justificam o pagamento das absurdas diárias praticadas por hotéis brasileiros. Sinceramente, qual modeleiro vai à piscina, academia, sauna, massagem, piano bar e ainda tem tempo para as sessões e festas? Não estamos na cidade para férias e normalmente nossa estadia não se estende por mais de cinco dias. Pagamos pela mera disponibilidade do que não usufruimos.

Claro que não estou falando aqui dos hotéis que não incluem o opcional “dignidade” na diária. Existe uma maneira muito fácil de mensurar a existência deste benefício: existe porta separando o banheiro do resto do cômodo? Caso afirmativo, verifica-se a existência do opcional dignidade. Pessoalmente, eu prefiro praticar algum couch-surfing a ficar sem o opcional dignidade. Claro, a diária sem dignidade é bem mais barata, mas eu ainda possuo grande apego ao meu direito constitucional à privacidade. Todavia, se a situação é periclitante e o risco de não ir é grande, vale a pena arriscar. Sem dignidade.

Na minha época de ensino médio (falou o velho), ensaiou-se a criação de uma rede modelística nacional de "sofás". Não lembro por que a idéia não vingou, mas continua sendo uma boa idéia. Afinal, para falarmos em integração modelística nacional, é preciso antes falar de integração dos modeleiros ;)

Uma pesquisa para os leitores: vocês já fizeram couch-surfing modelístico? Já receberam ou receberiam alguém em sua casa? O povo quer saber!

Acompanhem os próximos capítulos da série. No próximo post: a farra das passagens aéreas!

6 comentários:

  1. Eu já recebi muitos modeleiros em casa (Natal), e já fui recebido em vários estados (SP, RJ, MG, DF). É uma grande ajuda pra quem tem limitações financeiras pra ir a outros estados (leia-se: TODO MUNDO), além de possibilitar a viagem ainda te ajuda a conhecer amigos. Quem quiser ir pra SOI, em Natal, pode ficar sabendo que tem um Staff inteiro cheio de sofás à disposição, é política da casa!

    ResponderExcluir
  2. O que mais rola nesses sofás modeleiros mundo à fora?

    ResponderExcluir
  3. É bem legal essa experiência, sempre se faz vários amigos. Pois além de quem te hospeda, tem todas as pessoas que vc conhece por meio dela.

    Tive uma excelente hospedagem em Porto Alegre, para o UFRGSMUN 2008. É interessante o staff dos MUN´s tentarem oferecer e/ou arranjar esses "sofás" para delegados "forasteiros". Sempre facilita uma volta àquele modelo, também!

    Por motivos de saúde, não pude receber, mas arranjei lugar pra modeleiro ficar (no caso o grande amigo Nogueira)!

    Legal o post e é sempre bom ver idéias e vontade de integração!

    ResponderExcluir
  4. reforço as palavras do André.

    nas 2 vezes que fui ao UFRGSMUN me abriguei em casa de modeleiro. foi uma experiência excelente, sem dúvida grande parte da graça de viajar para modelar reside (literalmente) aí!

    agora será a minha vez de hospedar um medeleiro em minha casa, nosso colega Nogueira. inclusive, se mais alguém estiver precisando de abrigo para o AMUN, é só entrar em contato, minha delegação inteira está a disposição.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Podia ter montando uma afência de viajem. Só fiquei uma vez em hotel quando viajei pra fora e já hospedei pessoas em quase todos os temas e mini-onus dos últimos 3 anos.

    Brasília, São Paulo e Rio de Jeniro me ofereceram asilo diplomático muitas vezes e sou grato por isso o/

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu ainda não recebi nenhum modeleiro, mas nao foi por falta de convite. E também nunca fui pra casa de ninguém, o que também não foi por falta de convite.
    Mas um dia eu ainda hospedarei e serei hospedada, com certeza. :)

    ResponderExcluir