domingo, 4 de agosto de 2013

DIANTE DE TANTAS DISTRAÇÕES, PARA QUE SER MODELEIRO EM 2013?





Deixemos para mais tarde as explicações sobre quão lindo é simular, como amamos a modelândia, como é gostoso ter sua resolução aprovada e todas as festas (que realmente são sensacionais) que o mundo MUN promove e sejamos objetivos: dentro das quatro paredes do comitê, quais incentivos os jovens de Ensino Médio têm atualmente para participarem de modelos de simulação?
Quem nunca quis esganar um delegado que passou metade da sessão (para não dizer o modelo inteiro) rindo nas redes sociais de outros assuntos, mandando mensagem para a tia, avó, papagaio e peguete, dormindo, se abstendo nas questões procedimentais (não façam isso, pessoas, é realmente irritante) e ignorando sua revisão de regras, além do trabalho extenso que é montar um comitê de qualidade? Pois é.
Percebi até o ano passado um número cada vez maior de alunos que participavam de MUNs apenas pelo certificado no fim do evento ou almejando, de forma não saudável, a amada e odiada (falaremos sobre isso depois) Menção Honrosa. Com exceção de diversos modelos internos que, por serem mais diminutos, tendem a possuir delegados mais interessados que estão diretamente envolvidos na organização do próprio evento; os modelos brasileiros estavam, até 2012, bastante fadados a um futuro monótono e com pouco estímulo à renovação de modeleiros do Ensino Médio com qualidade.
Entretanto, em diversos modelos no ano de 2013 houve de certa forma uma reenergizada nos motores e observo delegados animados e pró-ativos se adentrando na modelândia. Já ouvi teorias sobre salto de geração modeleira, sobre a inércia dos jovens da primeira metade da década de 90 e acho que não justifica. Acredito que o que está atraindo os novos modeleiros é a integração que as redes sociais estão propiciando para os meninos (e meninas) que podem debater e perguntar para modeleiros de todo o Brasil (e até do mundo!) sobre a modelândia e suas maravilhas.
O esforço iniciado por diversos modelos pioneiros há alguns anos para a atualização periódica dos blogs de comitê, páginas do facebook, twitter, e-mail e qualquer outra forma de contato viraram tradição nos modelos e hoje é essa mudança na postura que ora repudiava o delegado que ficava nas redes sociais durante a simulação e agora o estimula a utilizá-las de forma saudável para o próprio andamento da simulação o que movimenta a nova geração de modeleiros do Ensino Médio. Os posts com gifs e bordões tornam mais leve a relação entre staff e delegados, garantindo assim mais liberdade para perguntas e dúvidas e, ao mesmo tempo, mais convergência na transmissão clara e objetiva das mensagens intencionadas. O delegado que antes ia para o tumblr rir sobre um gif da novela ou do jogo de futebol encontra hoje no blog do MUN ou do próprio comitê gifs sobre o seu comitê que ele apenas entenderá se souber do que se trata o tema e estiver antenado nas discussões. Os próprios delegados baseiam seus “dele’s” em fenômenos da internet, como por exemplo, dele-troll, dele-carminha, dele-foreveralone, dele-chatiado, e por aí vai. Eles mesmos querem fazer parte desse processo de criação para que seu comitê seja “o melhor” e, portanto, ficam atentos a toda e qualquer gafe cometida pelos delegados, diretores e outros membros do staff (ninguém escapa) para transformá-la no próximo sucesso midiático do MUN.
Dessa forma, a grande micareta de nerd, como a modelândia é carinhosamente chamada, se transformou em uma grande rede de integração e compartilhamento de informações através de gifs, páginas no facebook (já viram o Spotted: MUN Brasil no face? Corram lá!) e penso com esperança no potencial dos novos modeleiros que já lotam minha caixa de e-mail e meu inbox querendo informações, material e esclarecimentos, e prometendo “quebrar tudo” no comitê.

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