sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Como (não) acabar com seu modelo

- This is the end. My only friend, the end...

Tendo em vista que que os encerramentos em modelos brasileiros têm sido verdadeiras epopéias - dá pra ler os Lusíadas inteiro durante um encerramento médio de modelo - resolvemos reunir algumas dicas para realmente ACABAR com seu modelo, pra não ficar nenhum delegado reclamando (nem presente). Afinal, um dos (muitos) lemas deste blog é "se for fazer, alopre!".

1 - Quem se importa com horário?
Que é isso gente, isso é Brasil. Ninguém faz nada na hora mesmo. Marque o encerramento pras 15 horas, mesmo sabendo que a metade dos comitês não vai acabar a tempo. É bom que força o povo a dar uma acelerada básica. E se atrasar um pouquinho, não tem problema nenhum, já que o Staff ainda vai estar fazendo os prêmios na hora, é bom que dá uma enrolada básica. Conscientize-se, isso é Brasil.

2 - Essas são suas 8 horas de fama, abra o seu coração!
Vamos lá, você passou meses trabalhando por esse modelo, gastando tempo, dinheiro, ignorando sua família, seu namoro, seus amigos, a Igreja, o Greenpeace, o clube de futebol, a África, a novela e tantos assuntos tão importantes! Nada mais justo que agora, tendo alcançado o cume, você possa olhar pra baixo e despejar torrentes de amargura que inundam seu coração. Fala que o auditório todo te escuta. Pode contar das pessoas que não acreditaram em você, da labuta diuturna incessantemente travada, daquele dia que vocês foram comer pizza e o pneu furou. Fique à vontade, tá todo mundo aí, assistindo, feliz da vida, só por causa do seu trabalho. Ilumine-os com a beleza do seu coração, todos te amarão ainda mais. Ah, e se sentir uma vontade incontrolável de chorar, chore. Chore muito. Todos se sensibilizarão com suas lágrimas e se juntarão a você em imenso abraço coletivo de congratulações mútuas e declarações pungentes. Não há vergonha em ser emo!

3 - A beleza das coisas está nos detalhes.
Você sabia que o papel da capa do guia de estudos tem gramatura 25? Você sabia que quase só colocou Eslováquia em vez de Eslovênia naquele comitê porquê a bandeira é mais bonita? Não sabia? Não acredito, como você vivou sem saber disso! Todo mundo sabe que delegados ADORAM saber detalhes, especialmente os administrativos. Organize uma agenda com todos os afazeres logísticos de todos os dias de simulação para, ao final, gloriosamente, declamá-los em redondilhas serenas. A galera irá ao delírio. Pessoal do acadêmico: fale sobre o intenso processo de correção dos guias! Vamos transformar o Grand Finale em um Very Best, Greatest Hits E Making Of ao mesmo tempo! Aproveite seu discurso bem para fazer os delegados se sentirem em casa, tenho certeza que será uma experiência extasiante.

4 - A retórica como uma arma de destruição em massa.
Prepare seu discurso de encerramento com meses de antecedência, só pra chegar no dia jogar tudo fora e dar vazão ao seu coração (vide tópico 2). Mas se mesmo assim você ainda lembrar de algo que originalmente iria dizer, aqui vão algumas sugestões: não esqueça de agradecer a todos os membros da organização um por um (afinal, como mais eles saberiam que você aprecia seu trabalho?) Cada discurso deve agradecer a todos os membros da (imensa) mesa, a Deus, a Xenu, ao Modeleiro Original e a todos os santos da Igreja Católica (nominalmente e em ordem cronológica, pelo dia do ano), não vamos fazer desfeita com ninguém. O discurso nunca poderá ser preso pelas amarras da contingência: se você tem algum ideal ou idéia que não seja diretamente vinculada ao modelo, não tem problema, todos vão entender. Mais uma razão pra você falar, ninguém tá nem aí pra isso mesmo, agora sim, todos vão mudar suas vidas! Aproveite o ensejo e difunda suas convicções políticas, sociais, sexuais e alimentares, só assim viveremos em uma sociedade mais aberta. Cada diretor de cada comitê deve falar, dando sua visão particular desse evento tão multi-facetado que é uma simulação das Nações Unidas. Garanto que após todos esses cuidados, ninguém vai resistir: a platéia estará aos seus pés.

5 - "O que é, o que é, vota com os Estados Unidos e só abstém se quiser?"
Todos adoram jogos, essa é uma verdade universal inquestionável. O ser humano tem uma necessidade inerente por atividades lúdicas. Assim, aproveite a hora dos prêmios pra fazer um joguinho adorável cujos participantes serão centenas de delegados empolgadíssimos! Funciona assim: Vai lá o diretor entregar o prêmio. Ele pega o certificado, faz uma cara de mistério e começa a descrever o delegado premiado: "Ele foi muito importante pro comitê, trabalhou com afinco na redação de documentos e cumpriu bem sua política externa". Aí rola aqueles 5 minutos pra galera conjecturar. Notavelmente, 10 delegados do comitê se acham presidenciáveis, a corrida é dura mas tá todo mundo no páreo. O diretor quebra a tensão se aproximando do microfone enquanto olha pro certificado pra tentar ler aquele nome completo tão estranho, diferente de "Suazilândia" pelo qual o delegado é conhecido. Silêncio sepulcral. Mais 5 minutos de consultas. Então o diretor fala o resultado, e todo mundo fica feliz! É só repetir isso com cada prêmio em cada comitê, assim teremos mais de 40 rodadas do jogo e todo mundo vai ter sua chance de ser presidenciável e conjecturado! O modelo vai quase-premiar quase todo mundo! Somos todos campeões! É quase um Amigo Secreto/Oculto, só que Amigo Premiado!

6 - Uma só voz, um só coração, uma só mensagem
Finalmente, uma coisa que você jamais deve esquecer. Enfatize a cada instante possível, nem que seja entre dois espirros da pessoa que está discursando, que foi um prazer estar com todos, que os delegados são o máximo, que as discussões foram um sucesso, que Ronaldo está magro, que a economia vai bem, que a Rússia não tem intenções imperialistas, que espera ver todos de volta e que é muito bom mudar o mundo. Lembre-se, repetindo sempre, a cada instante, você fixará essas verdades universais no subconsciente do seu eleitorado modeleiro. Todos estarão de volta ano que vem, sedentos por mais pedaços de otimismo, em um mundo tão sombrio e entediante. Faça o teste!

Delegados DURANTE o encerramento do ModeleiroMUN

Por enquanto é só, pessoal. Essas foram apenas algumas dicas de como acabar BEM com o seu modelo. Terminar em alto estilo e fazer questão de não deixar pedra sobre pedra. Se você tiver mais sugestões, pode falar! Se você adorou as sugestões e quer ainda mais, veja os comentários! Ou simplesmente repita essas dicas. Pode ter certeza que seu modelo será lembrado por um bom tempo!

12 comentários:

  1. ehuaheuaehua =p

    Uma ácida alfinetada em comportamentos inexplicáveis e indesculpáveis....

    2. Eu acrescento que, quando você SOMA músicas à Cerimônia de Encerramento, ela fica bem melhor. Testado e comprovado no TEMAS Da Guerra.

    3. Mas aqui: eu GOSTO de Cerimônias de Encerramento!

    ResponderExcluir
  2. Grande post, WA!

    Só não pode ficar de fora desse guia a sugestão de convidar personalidades interessantes e dolorosamente prolixas para discursar. É especialmente recomendável que não se explique ao convidado o que exatamente é um Modelo e qual o seu papel na cerimônia. Assim, o sujeito se sente livre para abordar os mais variados temas, que costumam deleitar os pacientes espectadores.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, esse comentário do Ortega me lembrou uma abertura de modelo na qual o digníssimo convidado, embaixador deste país, proferiu a seguinte pérola: "Eu não acredito na ONU". Foi tragicômico.

    E sim, efeitos sonoros de toda natureza sempre foram cogitados para cerimônias de encerramento, mas o TEMAS Da Guerra foi o primeiro modelo no qual vi isso implementado. O próximo passo será tocar o hino do país que ganhar menção :)

    ResponderExcluir
  4. Acrescenta que ninguém pode esquecer de enumerar todas as piadas internas que surgiram dentro de um comitê, para que todos os outros também possam ficar sabendo!

    ResponderExcluir
  5. Impagável...

    Eu acho que encerramento de modelo que se preze tem que durar, no minimo, tanto quanto a cerimônia de abertura das Olimpíadas, que são um evento de importância e magnitude semelhante. Não é mesmo?

    Continuando o comentário do Cedê, musicas não são suficientes: é preciso mostrar filmes! Um clip de pelo menos 45 minutos com uma trilha sonora meiga e cenas de todos (!) os comitês e de todas (!!) as festas, para que todos (!!!) os delegados apareçam no telão por pelo menos dois segundos cada! Se os modelos convidados também trouxerem seus filminhos de divulgação, excelente: vira o Video Music Awards!

    Ortega, fica melhor ainda se a personalidade que não entende de modelos for uma autoridade, como o prefeito ou o governador, que vai atrasar, obstruindo a cerimônia inteira, e ainda pedir votos no final. Todo mundo vai gostar!

    ResponderExcluir
  6. Vamos por partes.

    Com várias coisas aqui concordo que são irritantes.

    Mas fulano dizer que não acredita na ONU pode (eu disse PODE) ser pertinente, porque a gente simula a ONU para entendê-la e não para louvá-la (inda que muita gente não pense assim).

    2. O pior não são as piadas internas, é seu mau uso.

    3. O uso de vídeos e músicas, desde que bons, pode de fato atenuar a sensação de que a Cerimônica não acaba. Vejam o Oscar. É muito grande, um porre, e ainda tem intervalos comerciais, dúzias deles. Mas até que é assistível.

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo em parte com sua colocação, Cedê. Se o sujeito é convidado a um modelo de ONU, você há de convir que existem maneiras melhores de se colocar os problemas da ONU do que criar uma pré-disposição negativa da platéia com uma frase bombástica.

    Eu sou boltonista: se os 10 últimos andares do prédio da ONU desaparecessem, muita gente não ia sentir falta.

    Quanto à questão de vídeos e músicas, acho válido. O vídeo do encerramento do último MONU (http://br.youtube.com/watch?v=wNI_wMeIm4E) foi muito bem feito, não creio que tenha contribuído para tornar a cerimônia mais maçante.

    E retorno ao ponto do meu último comentário: cada comitê deveria ter uma música tema (de uns 30s) para ser tocada na cerimônia de encerramento, como foi feito no Temas Da Guerra. Aliás, isso me deu a idéia da estrutura do recém-lançado vídeo de divulgação do VI ONU Jr (http://br.youtube.com/watch?v=KiCvxz68vgQ&fmt=18).

    ResponderExcluir
  8. Eu acho a idéia dos vídeos no encerramento legal. NO MONU 2006 ficou muito bom mesmo, funcionou muito bem. Meu maior calo - como pode se notar - é com os diretores de comitê que não conseguem ser objetivos.

    E Ortega tem razão, as autoridades (?) são um show à parte.

    ResponderExcluir
  9. Wagner Artur,

    de fato, algumas cerimônias de encerramento (e de abertura também) são bastante maçantes.

    Contudo, algumas delas são até que divertidas, como foram as da SiEM 2008. Digamos que essa diversão, como disse o Phil, veio, sobretudo, dos filminhos. Na abertura, passaram esse divertido vídeo http://br.youtube.com/watch?v=71bK5-LZrV4 e, no encerramento, assisti a, provavelmente, um dos vídeos mais legais que já vi (http://br.youtube.com/watch?v=eAfEKaQYRLc).

    E as autoridades são sempre um caso a parte mesmo, seja para o bem, seja para o mal.

    ResponderExcluir
  10. Acho que pior que cerimônias de encerramento são as de abertura. Sempre cheias de convidados que não fazem idéia de onde estão, não conseguem falar por pouco tempo e, via de regra, são mal humorados...

    O vídeo do Collor é realmente muito bom. Encerramento com vídeos sempre fica mais light, não torra tanto a paciência do delegado e faz com que as pessoas deixem o modelo felizes pela cerimônia em si, e não pq ela finalmente acabou.

    ResponderExcluir
  11. Acho que me expressei mal. Eu gosto muito de videos em modelos, tanto em situações de crise (tradição da SiEM e de muitos modelos antes dela) como em cerimônias de encerramento. Mas ja vi uns clips de literalmente 40 minutos que levavam os delegados a lagrimas de sono, não de emoção...

    Certissimo o JP. A abertura geralmente é bem mais entediante, especialmente se houver muitos convidados "ilustres".

    Mas o maior problema dos encerramentos é que quase todos os discursos feitos por diretores e SGs são idênticos, parecem ter sido escrito pela mesma pessoa! Haja paciência.

    ResponderExcluir
  12. Ácida alfinetada meeeesmo...

    rolei de rir com o post, literalmente...

    Quanto às cerimônias de encerramento, quanto mais curtas, melhor. O secretário-geral provavelmente vai dizer que o negócio de um p. trabalho, levou um ano e tal e tal... não precisa que seus 30 diretores digam o mesmo.

    Uma sugestão seria aplicar tempo de discurso e cortar a fala de quem está com o microfone... imaginem a cena: a mocinha ou o mocinho explicando todas as crises pela qual seu relacionamento passou, atribuindo isso ao modelo, dizendo como eles foram fortes juntos e bem na hora... "eu te..." Puff! O microfone sumiu!!
    hahaha

    As epopéias cinematográficas também são algo estranho: adoro músicas e vídeos, mas devem ser usados com parcimônia, não é mesmo? Se vai dar um efeito legal, tudo bem; mas se forem trilogias destinadas unicamente a encher o ego do staff e achando que mostrando todos os delegados vão encher o ego deles também... ouch! c´mon FICA CHATO!

    Por fim, o que eu penso é que cada um deve fazer o que bem entender na sua cerimônia de encerramento. E nem adianta dizer do contrário que a coisa funciona nos moldes "o modelo é meu, faço do jeito que quiser".

    Estou oficialmente aposentada, mas mal posso esperar apara ir ao meu primeiro modelo pós-retirement e ver sua cerimônia de encerramento!!

    Artur, parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir