quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Os tipos da Modelândia

Após o último post do Artur sobre o que são erros e o que não são, conversamos um pouco pelo MSN sobre estilos de simular e modelar e como isso também leva a interpretações diferentes daquilo que é certo ou errado.


Conversa vai, conversa vem, chegamos a uma série de tipos weberianos de modeleiros, com comportamentos orientados de acordo com uma certa visão de mundo ou de trabalho e definidos de acordo com a nossa experiência coletiva em outros modelos. Provavelmente há outros tipos, e gostaríamos de ouvir de vocês leitores se acertamos na mosca, se erramos ou se falta algum tipo. Vale dizer também que um delegado nem sempre é de um único tipo, pois eles não são mutuamente excludentes (salvo pelos tipos Revisionista e Purista, que o são por questões lógicas).


Cada um dos tipos pode ser mais ou menos participativo, mais ou menos agressivo, mais ou menos negociador, mais ou menos tagarela. Os tipos estão principalmente relacionados aos objetivos que um indivíduo tem quando vai a uma simulação e não aos meios que ele usa (embora no último tipo, o Competidor, esta divisão seja bem tênue).



power_rangers 1.jpg


Tipo 1: Burocrata


Este é o tipo de delegado(a) que se preocupa em seguir à risca sua política externa e as formalidades da apresentação desta política, muitas vezes discutindo e se portando de forma mais próxima à de um burocrata, sem os theatricals costumeiros de alguns outros tipos de modeleiros. É, de certa maneira, o tipo mais conservador de delegado, talvez o mais comum (quem ainda não conhece os meandros da Modelândia preferirá manter as coisas simples, também).


Tipo 2: Bom-Mocista


O(A) delegado(a) bom-mocista se preocupa mais com o bem maior da coletividade em detrimento dos interesses individuais da nação representada. É um tipo bastante comum em comitês direcionados para questões de desenvolvimento ou direitos humanos. Sua atuação costuma uma das manifestações mais comuns de opiniões pessoais se sobrepondo aos interesses nacionais.


Tipo 3: Resolucionista


Abordado anteriormente neste blog, o resolucionista é o tipo de delegado que quer porque quer que uma resolução sobre o tópico seja aprovada a qualquer custo, mesmo que isto signifique sacrificar interesses importantes. É o único tipo que se aplica também a diretores.


Tipo 4: Materialista


O materialista é aquele que busca de alguma forma um resultado concreto ou material para os tópicos sendo discutidos. Declarações, resoluções e acordos de cavalheiros não bastam: tem que ter algum resultado real. O tipo inclui principalmente aqueles convictos em criar um fundo ou comissão ou grupo que deva analisar a questão sendo discutida. Também se incluem aqui aqueles delegados que querem fazer contribuições de tropas ou fundos para uma determinada missão. De certa forma é um resolucionista mais específico, mas nem sempre precisa ser.


Tipo 5: Sofista


O principal objetivo do delegado sofista é provar que ele e seus argumentos estão corretos. Não importa se isso significa aprovar algo ou travar o debate, ser agressivo ou ser pacifista; o objetivo do sofista é provar que o resultado que ele está propondo é o correto para seus interesses e para o dos demais. É um tipo complexo de delegado pois inicialmente ele pode ser qualquer dos outros tipos; sua característica principal é a persistência em conseguir o resultado desejado.


Tipo 6: Purista


Um tipo muito mais visível em simulações de situações históricas, o purista é o que se preocupa em repetir aquilo que acontece ou aconteceu na vida real por acreditar que qualquer outro resultado seria implausível e, portanto, descaracterizador de uma verdadeira simulação. Desta forma, ele resolve play by the book apenas, simulando em um sentido bastante estrito, por assim dizer.


Tipo 7: Revisionista


Da mesma forma, há também o tipo de delegado que quer tudo menos repetir a história. O delegado fará tudo ao alcance de sua representação para justificar decisões que foram diferentes do que aconteceu ou acontece na vida real, buscando manter-se ainda no campo da plausibilidade ao fazê-lo. Embora muitas vezes isso possa ser feito de maneira aceitável, o potencial para desvios muito grandes da realidade é considerável, fazendo de um revisionista descuidado um tipo perigoso para simulações históricas.


Tipo 8: Competidor(a)


Um tipo aplicável principalmente a modelos que possuam prêmios para conceder. O delegado competidor faz uso de truques e métodos que têm como único objetivo o ganhar um prêmio. Embora em muitas medidas se confunda com um vendido clássico, lembremos que o vendido não é necessariamente um tipo de delegado, mas sim um método ao alcance de qualquer dos tipos acima. O competidor, de certa forma, aperfeiçoou (ou incorporou) a vendidagem de tal maneira que ela se tornou um fim em si mesma, fazendo com que os objetivos tradicionais de uma simulação se percam em detrimento do desejo pelo prêmio.


Evidentemente, esta lista não é fechada, nem definitiva; queremos saber das suas opiniões também - se concordam ou discordam com as definições, se falta algum tipo... Mandem bala!

7 comentários:

  1. Excelente post. Consigo visualizar esses tipos de delegados em qualquer comitê. Por sinal, compadre, você escolheu a figurinha dos Power Rangers porque tinha oito personagens, ou escolheu criar oito categorias porque a foto tinha esse numero de Power Rangers? :p

    Falando sério, eu acho que falta apenas subdividir a oitava categoria em dois grupos, os caça-prêmios e os competidores propriamente ditos. Os métodos são às vezes semelhantes, mas os objetivos diferem: enquanto caça-prêmios querem um diploma e o reconhecimento pessoal, ainda que em detrimento da própria politica externa, os competidores farão qualquer coisa para "ganhar" o comitê para sua representação, mesmo que isso diminua as chances de ganhar o best delegate. Caça-prêmios geralmente têm o "espirito diplomático" e seduzem a mesa diretora, mas competidores são mais hobbesianos.

    Eu sirvo de exemplo: sou um delegado extremamente competitivo, mas já cansei dos prêmios ha anos. Não me incomodo de mandar o protocolo (e o prêmio) às favas, se isso for preciso para conseguir o melhor resultado para meu pais - não para o comitê.

    (pela anedota, e em referência aos demais editores: Pereira é principalmente um burocrata, Artur é um sofista-purista e Cedê é um competidor disfarçado de bom-mocista. Acertei?)

    ResponderExcluir
  2. For the record, a última coisa que coloquei no post foi a foto dos Power Rangers... Por acaso coincidiu o número, mas não a ordem (afinal, o Bom-Mocista não é o rosinha! :P). E entre os tipos, acho que seria um Burocrata sim, embora não tão quadrado quanto o tipo possa dar a entender.

    Uma outra idéia para um post é descrever não os tipos de delegados de acordo com os objetivos, mas de acordo com os métodos. Afinal, é possível ser um burocrata agressivo ou negociador, vendido ou "background worker".

    ResponderExcluir
  3. A gente pode escolher qual quer ser???
    Então eu quero o verde!!! (Ouvi dizer que verde é o novo preto...)

    Agora falando sério, gostei muito do post. Usando "pitadas" de cada tipo ideal desses podemos caracterizar vários delegados por aí...

    Concordo com o Napô quanto ao tipo competidor, acho que a competição pode ser saudável e benéfica quando o interesse não é puramente o prêmio, mas sim o resultado para o país.

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeito pra comentar como este post é interessante pois comentei antes que ele fosse publicado, mas eu gostaria de acrescentar outros tipos de delegados, aqueles que se definem não pela sua estratégia, como o "delegado Chaveirinho", que conquista o comitê pela piedade, ou o "delegado advogado de regras", que usa as regras como arma de distruição em massa.

    E eu não me acho sofista, mas com certeza me acho purista. Eu acho que o rei dos sofistas é justamente o Sr. Thomaz Napoleão.

    Eu acho que elementos de várias modalidades que compõem um bom delegado. Ele tem de se guiar pela sua política externa, procurar um resultado e saber negociar, sem cair na tentação dos extremos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! E pronto =)!

    2. Me diverti muito com o comentário do Napô. Pela definição dada, sou realmente competidor "disfarçado" de bom-mocista =p Mas tengho tintas de burocrata, e, confesso, resolucionista, mas certamente nada de materialista!

    ResponderExcluir
  6. Aiai... qual dos tipos seria o mais boring?

    Provavelmente eu seria esse! =P

    ResponderExcluir