sábado, 3 de outubro de 2009

So long, and thanks for all the fish

Car@s amig@s modeleir@s,

Confesso que demorei a vir escrever isto aqui, pois ainda pensava que teria alguma outra solução, que não a "aposentadoria". Porém, não havia outra solução. Eu pensei em escrever uma "carta-despedida" ou coisa do tipo, mas achei que seria extremamente brega. Então, darei um tchau (ou um até breve, que creio ser mais realista e também de maior vontade da minha parte) da forma proposta por esse blog: falando de uma simulação. E gostaria de falar sobre uma simulação um pouco mais específica do que as grandes MUN's, que podem ter de tudo.

Me despeço, até segunda ordem, do mundo modeleiro e deste blog, pois minhas prioridades deram uma guinada. A vida diplomática da simulação deu lugar à vida política da realidade. Entre outras coisas, meu tempo anda curto e no ano que vem serei candidato a vaga eletiva aqui em Brasília, o que tem tomado uma significativa parcela daquilo que é prioritário para mim. Mas quem sabe, um dia vocês verão em modelos Brasil afora, um deputado modeleiro! Por isso me despeço com o post que vem a seguir:

Seja um Deputado Federal por 3 dias. Diferentemente de outras MUN's que fazem comitês históricos, simulam Senado Romano e coisas do tipo, este modelo trata apenas dessa parte política. Esse é o grande atrativo do Projeto Politeia. Um projeto guiado por alunos do curso de Ciência Política da UnB que coloca alunos universitários de várias instiuições na pele de um Deputado Federal, propiciando treinamentos anteriores à simulação e mais três dias de trabalho duro. E acontece lá dentro da Câmara dos Deputados com toda a logística e o máximo de realidade!

Foram simulados 4 Comissões (Comissão de Educação e Cultura; Comissão de Direitos Humanos e Minorias; Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e Comissão Especial de Reforma Política) e 5 Partidos, proporcionalmente divididos entre 85 estudantes universitários de vários cursos da UnB, bem como da UFMT, UFRJ e do IESB (eu). Os partidos simulados foram: PMDB (30 deputados), PT (25 deputados), PSDB (10 deputados), Democratas (10 deputados) e PSB (5 deputados).

Foi uma experiência sensacional. Além de ficar nas comissões, onde pude defender meu projeto de Lei e peguei o trabalho mais pesado da simulação, sendo relator de 7 Projetos apensados (anexos, pois tinham conteúdos similares), pude respirar de fato, sentando nos mesmos lugares, usando os microfones, agindo como um legislador e recebendo o tratamendo devido.
E tenho uma coisa a dizer: é muito cansativo ser um deputado! Nesses três dias pude ver que, se a pessoa quer fazer a diferença, tem que ralar MUITO!

Talvez por isso que muitos trabalham pouco e pouquíssimos trabalham muito. Mesmo assim, foi um cansaço que deu gosto, pois as leis estavam sendo feitas, discutidas e todos estavam com o espírito de fazer alguma diferença, representar a sociedade e trabalhar para ela, por ela! Aprendi que não é necessário fortunas para fazer este trabalho, muito menos de roubalheira. O que falta é amor à coisa! Amor ao Brasil e vergonha na cara.

Lá pude fazer parte da Mesa Diretora, sendo 1° Secretário da Casa e abaixo foi um breve momento presidindo os trabalhos.

Ficaram muitas amizades e um profundo aprendizado sobre o processo legislativo. Aprendi muito e me apaixonei mais ainda por esta vida, que anda tão em baixa, por conta daqueles que não pensam no coletivo, mas no próprio umbigo, infelizmente. A seguir deixo a matéria da TV Câmara que cobriu do início ao fim o evento.




Espero que gostem e desculpem pela extensão do post! Mas não sei quando poderei fazer outro nestas searas. Foi com muito pesar e dificuldade que resolvi dar este tempo e seguir meu sonho de vida. Espero que cada leitor e leitora aqui, bem como meus amigos redatores, possam seguir e alcançar os seus próprios! Por isso não digo adeus e não saio desse meio para sempre.

Até logo, queridos e queridas modeleir@s e aos queridos amigos redatores: Cedê, Napoleão, Pereira e W.A.; JP, Nogueira e Phil. Espero voltar a postar aqui em breve! Grande abraço a vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário