sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ataque e Defesa

Verde e amarelo parecem ser cores recorrentes no futebol...

No dia 6 de dezembro, escrevi sobre as influências da política dentro de competições esportivas como a Copa do Mundo de futebol. Parece que eu nem precisava ter ido tão longe: no dia 8 de janeiro, pouco mais de um mês depois do post, o ônibus da seleção togolesa se viu no meio de um tiroteio entre rebeldes separatistas da província angolana de Cabinda e forças de segurança de Angola, que escoltavam os jogadores à Copa das Nações Africanas. Alguns membros da comissão técnica morreram no ataque.

O terrível acontecimento, todavia, acabou alavancando o tema do qual tratei no post anterior na imprensa internacional – o pessoal da Foreign Policy (leitura obrigatória para qualquer delegado que se preze) fez uma lista muito melhor que a minha sobre conflitos relacionados com o esporte. Vale a pena dar uma olhada se você se interessou pelo texto de dezembro.

Todavia, o maior problema criado pelo ataque foi colocar em xeque a segurança da Copa do Mundo deste glorioso ano. Afinal, os nobres cartolas europeus gostam muito dos jogadores africanos, mas estão pouco se lixando para a África. Já imaginou o prejuízo que é ter um Cristiano Ronaldo/Kaká/Messi baleado? Não apenas destrói a seleção do país em questão psicologicamente (Togo abandonou a competição por falta de condições psicológicas), mas acaba com milhões de dólares/euros/libras em investimento e, potencialmente, com a carreira de um jogador brilhante. Mesmo que a África do Sul seja mais segura do que Angola, aos olhos dos europeus, "é tudo a mesma coisa": é África.

Talvez o afã de se colocar competições de alto nível em países que não têm condições de recebê-las (vide Jogos Pan-americanos de 2003, em Santo Domingo) seja o maior erro. Não sou contra uma Copa na África, pelo contrário, acho legal (os europeus vão sofrer com o calor. BRASIL! \o/). Mas, antes de se  sediar um evento deste porte, deve-se provar que há condições mínimas para isso. Ah, não colocar jogadores em uma zona de guerrilha pode ser uma boa idéia também.

Caso ainda não tenham reparado, o RotW agora está no Twitter! Siga @modeleiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário