quarta-feira, 28 de outubro de 2009

UPDATE - Novo chefe na casa

Lembra desse post, amiguinho modeleiro? Grave esse rosto, porque é ele que você vai ver ao lado da Presidenta nas viagens internacionais e até sozinho, liderando as atividades da nossa chancelaria. Os jornais brasileiros confirmaram hoje o nome de Antonio Patriota como o indicado de Dilma Rousseff para o Ministério das Relações Exteriores.

Sucessor do aclamado Celso Amorim (o sexto pensador global mais importante de 2010, de acordo com a Forbes), Patriota ainda não foi confirmado oficialmente pela equipe de transição. Neste artigo, o Estadão relata a reação de dois companheiros do Itamaraty à indicação de Patriota, os embaixadores Jerônimo Moscardo e Afonso Massot. Leia o post antigo abaixo, com alguns links interessantes. Boa sorte ao nosso futuro chefe, o Chanceler do Brasil, Embaixador Antônio Patriota!

O Ministro de 1a classe Antonio Patriota tomou posse no cargo de Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores hoje à noite no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ele substitui o Embaixador Samuel Guimarães, que deixou o cargo para assumir outro posto no Governo Federal, o de Ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Carioca, Antonio Patriota tem 55 anos e era, até a última semana, o Embaixador do Brasil junto aos Estados Unidos. Não precisa nem dizer que esse é um dos cargos mais importantes na diplomacia brasileira, né =D? Ele deixa esse grande posto pra assumir outro posto muito importante, ainda mais que o anterior. Como eu disse no Twitter, a imprensa gosta de chamar o cargo de Secretario Geral de "vice-chanceler" ou "número dois do Itamaraty", subordinado, dentro do ministério, apenas ao Ministyro Celso Amorim, hierarquicamente falando. Acho que, pra imaginar um pouco de que rumo o Ministério deve tomar, vale citar um pouco daquilo que ele fez na carreira diplomática.

Antes de Washington, onde ele esteve desde fevereiro de 2007, Patriota também serviu nas representações do Brasil na OMC; em Nova York, para as Nações Unidas; Venezuela, China e outras OIs em Genebra. Em Brasilia, ele foi chefe de gabinete do Celso Amorim, além de outros postos de chefia no Palácio. O cara é graduado em Filosofia pela Universidade de Genebra, boa né?

Abaixo, listo alguns links de interesse pra quem quiser saber mais sobre as idéias e posições do novo Chanceler

* http://bit.ly/18rLH7 - Aqui, do portal R7 de notícias, íntegra do discurso do Embaixador na posse como SG, em 27 de outubro

* http://bit.ly/1Xmd5a - Estadao falando sobre a dança das cadeiras no Itamaraty ao fim do governo Lula. Interessante pra acompanhar a troca dos nomes.

* http://bit.ly/SngZg - "Quem é esse Patriota?", notinhas da Istoé Dinheiro em 2007, quando o Embaixador assumiu Washington. Notem que, de acordo com eles, a prioridade é o CSNU. Ele também já foi staff do Brasil no Conselho.

* http://bit.ly/4ufH4M - Também de 2007, Eliane Cantanhêde entrevista o Embaixador.

* http://bit.ly/35A0xF - Outra entrevista, com declarações sobre diversos tópicos.

Dessas notícias todas, comento brevemente só o discurso. Não conheço o Embaixador de ocasiões anteriores. No mais, ele me pareceu bastante leal à figura do Amorim, além de muito político, ao usar o nome do seu adversário na nomeação, se é que podemos chamá-lo assim, para cumprimentar aos embaixadores. Boa notícia aos wannabe-diplomats como eu, ele promete dar prosseguimento ao trabalho pela ampliação dos quadros no Ministério. Esperamos que sim, e espero chegar a tempo de tê-lo como chefe lá no alto da escadaria dos organogramas.

Boa sorte ao novo SG. OPA, ao novo Chanceler

4 comentários:

  1. Boa, acho que foi uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  2. O Samuel Pinheiro assumiu a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República atendendo a um convite pessoal do Lula.

    O único Patriota que eu conhecia de verdade e sobre o qual poderia falar com maiores detalhes era o filme do Roland Emmerich, então não tenho muito o que comentar, haha;

    Boa sorte ao sujeito.

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim, boa escolha. Não só pelo histórico de atuação, como pelo nome :P

    Ps: escolha ainda melhor posta a declaração da vontade de manter a ampliação dos quadros.

    ResponderExcluir
  4. O samuca estava na idade de aposentadoria compulsória, mas o cargo de Ministro de Estado não prevê isso, por isso lá foi ele.
    Também achei a escolha do Patriota uma boa.

    ResponderExcluir