segunda-feira, 14 de maio de 2007

Scoop!

Essa é quente: seis anos depois de Belo Horizonte, o WorldMUN vai voltar para a América Latina. A edição 2008 do modelo vai ser em Puebla, no México.

Assim como acontece com a definição da sede dos Jogos Olímpicos, a escolha foi política. Paris e Haia tinham boas candidaturas, mas foram rejeitadas porque o WorldMUN tem uma política maldisfarçada de alternar cidades européias com o resto do mundo. A favorita popular era Caracas, lar dos melhores delegados da Terra. Mas Harvard não gosta muito de Hugo Chávez. Lahore foi vetada por motivos de segurança. Enfim, sobrou Puebla.

Para quem se interessar, sugiro pensar duas vezes. O WorldMUN é como a Paris Hilton. Muito barulho por nada.

4 comentários:

  1. Na verdade, Lahore jamais será selecionada enquanto estiver na "lista negra" de Harvard para cidades onde hospedar eventos da universidade. Curioso, considerando a excelente qualidade dos delegados paquistaneses.

    Enfim, o que o Napoleão disse é verdade. Muito barulho por pouca coisa. Mas sem dúvida um good show no WorldMUN lhe garante alguma visibilidade no mundo dos modelos, e visibilidade internacional é o que o Brasil precisa. A gente sabe que tem os modelos mais bem preparados academicamente (confirmado até por professores que estavam no WorldMUN), mas temos poucos gringos nos modelos... Mesmo o pessoal da Venezuela, que realmente é MUITO bom, nunca veio ao AMUN e já foi aos WorldMUNs de Pequim e Genebra, que são bem mais longe, por exemplo.

    Deve ter alguma maneira de dar visibilidade internacional aos MUNs no Brasil que não enviar os nossos melhores emissários ao WorldMUN, though. Gostaria de ouvir sugestões.

    ResponderExcluir
  2. Não é Lahore que está na lista negra de segurança de Harvard - é o Paquistão inteiro. A solução é muito simples: Lahore precisa declarar independência.

    Realmente, é muito dificil obter projeção internacional para os nossos modelos. Talvez fosse interessante fazer parcerias institucionais mais firmes com alguns modelos estrangeiros, como o UFRGSMUN um dia teve com o NMUN de Nova York. Mas tenho uma idéia.

    Não existem as "cidades irmãs", como Rio e Barcelona, São Paulo e Tokyo, que têm algo em comum e procuram criar laços econômicos e culturais permanentes? Poderia ser interessante criar algo parecido para os MUNs, definindo "modelos irmãos" entre os que têm mais ou menos o mesmo tamanho e idade, possuem objetivos modelisticos parecidos, comitês semelhantes, mesmo idioma, etc.

    Entre modelos irmãos, poderia haver um intercâmbio de delegados e diretores, redução mutua de conference fees (algo comum na Europa), facilitação de hospedagem, etc.

    O TEMAS poderia ser irmão do HistoMUN de Viena. Qualquer modelo inteiro em português poderia ser irmão do Portugal MUN. A SiEM é mais ou menos parecida com o William and Mary High School MUN. Ih, as possibilidades são infinitas!

    ResponderExcluir
  3. a SOI se considera um modelo-irmão do UFRGSMUN, não só pela posição geográfica oposta, mas por terem surgido em momentos parecidos, off-centre. Tem inclusive essa política de redução da taxa de inscrição.

    Mas como é MUITO distante, não tem ocorrido grande intercâmbio sequer de delegados, ultimamente.

    ResponderExcluir