quinta-feira, 28 de junho de 2007



















REGRAS INCONVENIENTES

Muito se fala sobre uniformizacionabilizacionamentocionalização de regras no Brasil. Modelos, diz-se, deveriam ter mais ou menos as mesmas regras de procedimento, primeiro porque é legal, segundo porque evita surpresas desagradáveis, terceiro porque pode tornar mais fácil o crescimento horizontal (mais modelos em lugares diferentes) do hobby.

Acontece que o debate que tivemos na ModSim, apesar de frutífero e produtivo (termos-clichê em modelos mas nonetheless sinceros), não tocou num certo ponto: as regras inconvenientes.

Não falo aqui daquelas regras que ninguém usa (cessão para perguntas, etc.), nem de regras diferentes entre modelos, mas das regras que são incoerentes ou incompletas em si mesmas - isto é, que Diretores de um mesmo modelo, em um mesmo ano, podem acabar aplicando de forma diferente porque as regras ficam abertas a interpretações ou trejeitos. As que me lembro agora:

1. Suspensão de moção - Um delegado move para uma coisa X. A mesa pergunta: "ok, embaixador; alguma questão ou moção com precedência?" Um segundo delegado fala: "sim, eu movo para Y". A moçada vota e a moção Y, debate não-moderado, passa. Quando este debate não-moderado acaba e a moçada volta a se sentar, a Mesa deve pôr a moção X em votação? Isto é, ela ficou "pendurada"? Ou cai de vez?
2. Encerramento do debate - Um 'baixadô moveu para o encerramento do debate. A mesa deve reconhecer dois oradores contrários. Como ela faz isto?
a) reconhece os dois de uma vez - "levanta a placa quem é contra o encerramento do debate. isso. Fulano e Sicrano. Fulano, falaí". (depois Sicrano vai falar)
ou...
b) como debate moderado - "levanta a placa quem é contra o encerramento do debate. Fulano. (fulano fala, bláblablá, obrigado Sr. Presidente) okay. mais um. tem? Isso, Sicrano, you have the floor).
Outra coisa: entre o primeiro e o segundo discurso, a mesa reconhece questões e moções? E depois dos dois discursos e antes da votação, reconhece?
3. Divisão da questão - A mesa estará estando ouvindo todas as propostas de divisão, se a moção mais geral de divisão passou. OK. Mas entre o momento de ouvir uma proposta e outra, a mesa deve reconhecer questões e moções?
4. Questão de ordem retroativa - Questões de ordem não podem interromper discursos ou a Mesa. OK. A Mesa fez algo errado e depois reconhece uma questão de ordem. A questão tem poder retroativo? A mesa DEVE repetir? No caso do erro ter sido originado por um delegado (i.e. moveu para algo corretamente mas a Mesa que contou os votos errado) o delegado DEVE mover a coisa de novo?
5. Abstenção em questões procedimentais - Sempre tem uma moçada surda ou retardada que abstém em questões procedimentais. O que fazer com gente assim? Contar como se fossem votos contra? Contar só os votos válidos? Acabar com esta regra de jure, e permitir abstenção em questões procedimentais?
6. "Presente e votante" - Isto aqui vale até o fim da sessão ou até o fim do modelo? Quem se declara assim uma vez tem que repetir "e votante" até o fim do modelo? E se tiver mais de um tópico?
7. Quando o veto se ausenta - Uma delegação com poder de veto (e não existe veto só Conselho de Segurança, seus SC-freaks) saiu da sala, e tem um projeto de resolução fresquinho na mesa. A moçada resolve sacanear e encerra o debate. Qual conduta você gostaria que a Mesa tivesse?
8. Emendas que ressuscitam - A emenda do neguím não passou. Ele faz algumas alterações a la Vetusto Douto e reapresenta a emenda. Se a Mesa objetar, o delegado TERÁ argumento para mostrar que ela é diferente. O que fazer?
9. Redondo ou não redondo - Neguím cedeu o tempo para outro delegado faltando 18 segundos. Arredonda ou não redonda? Se sim, sempre arredonda pra mais? Se nem sempre arredonda pra mais, 18 é 15 ou é 20?
10. Tempo do debate moderado corrido ou por discursos - "Moção para um debate moderado de 10 minutos, com tempo de discurso de 60 segundos". Você mantém dois cronômetros (o de discurso e o de tempo total) ou simplesmente reconhece dez discursos?
11. Como emendar sem lista de discursos? - Comitês moderninhos agora não têm lista de discursos. Quando alguém apresenta uma emenda,você:
a) cria lista de discursos,
b) não cria lista, mas reconhece oradores a favor e contra alternadamente,
c) deixa rolá.
12. Precedência em moções inéditas - Você está moderando de boa, num comitê que não tem as moções moderninhas de consulta informal nem de roll-call speech. Alguém propõe incluí-las nas regras no terceiro dia de debate. Você aceita... mas onde você as encaixa, na ordem de precedência?
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Phew, é isso. Para facilitar sua vida ao dar respostas, preparei este formuláriozinho:

1. Suspensão de moção -
a) Rodou, preibói
b) A moção volta quando o debate não-moderado acabou, ela fica "pendurada"(afinal, ela nunca foi votada para ser derrubada)
2. Encerramento do debate -
a) reconhece os dois de uma vez
b) faz como debate moderado
2.1. moções entre os 2 discursos
a) entre o primeiro e o segundo discurso, a mesa reconhece questões e moções
b) não reconhece
2.2. moções depois dos 2 discursos e antes da votação
a) reconhece
b) Taiwan
3. Divisão da questão -
a) reconhece questões e moções entre uma proposta e outra
b) Abkházia
4. Questão de ordem retroativa -
a) questão de ordem não tem poder retroativo
b) questão de ordem tem poder retroativo, mas delegado não é obrigado a repetir moção
c) questão de ordem tem poder retroativo, e o delegado DEVE repetir a moção também
5. Abstenção em questões procedimentais -
a) contar como se fossem votos contra
b) contar só os votos válidos (solução de facto)
c) acabar com este raio de regra no meu comitê (solução de jure)
d) repetir a votação até dar o momento do adiamento da sessão, se for necessário
6. "Presente e votante" -
a) vale até o fim da sessão, exceto se houver mudança de tópico durante a sessão
b) vale até o fim da sessão para todos os tópicos
c) vale até o fim do modelo
7. Quando o veto se ausenta -
a) solução 1950 - dane-se ele, e vota sem a delegação do veto
b) esperar pacientemente, e se não voltar até o fim do modelo, table the debate
8. Emendas que ressuscitam -
a) não xeroca a emenda
b) xeroca a emenda
c) xeroca? onde?
9. Redondo ou não redondo -
a) nunca arredonda
b) arredonda sempre pra menos, 18 é 15
c) arredonda sempre pra mais, 18 é 20
d) depende se eu vou com a cara de quem cede e para quem é cedido
10. Tempo do debate moderado corrido ou por discursos -
a) divide o tempo total pelo tempo de discurso, reconhece X discursos
b) mantem dois cronômetros (ou cronômetro + relógio)
11. Como emendar sem lista de discursos? -
a) cria lista de discursos
b) não cria lista, mas reconhece oradores a favor e contra alternadamente
c) deixa rolá
12. Precedência em moções inéditas -
a) questão aberta; eu coloco a moção na seguinte ordem de precedência...

10 comentários:

  1. Nossa, realmente essas "coisinhas" quebram a cabeça das pessoas. Depois responderei o questionário c/ calma (depois de conseguir escrever o texto que prometi), mas de tudo que li algo me interessou bastante - onde mais existe veto além do CS? Isso sim me deixou de orelhas em pé pq eu nunca vi outro comitê c/ privilégio especial de voto assim além do nosso clássico 5 + 10. Vivendo e aprendendo ...

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  2. Tudo se resume à Abkhazia e a Taiwan, hehehehehe.

    Bom regras sempre são polêmicas, principalmente as que fogem do "padrão". Mas no fundo o q resolve tudo é o bom senso da mesa diretora. Sem isso aliás é melhor nem ser diretor...

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  3. Eu nem nunca moderei, mas vou responder de acordo com o que eu acharia correto.

    [E tá parecendo teste da Marie Claire. Parece que no final vai ter uma mensagem assim: "Você é um moderador bastante rígido, que dorme com os procedimentos embaixo do travesseiro. Procure flexibilizar sua moderação para maior fluidez da simulação" ou talvez "Volte ao regulamento e revise as regras! É necessário estar sempre atento ou vai acabar metralhado com questões de ordem!"]

    1.b, 2.a, 3.?, 4.b, 5.c, 6.b, 7.a, 8.c, 9.a, 10.a, 11.a. Bao? A questão da precedência eu não saberia responder. Quantos pontos eu vou perder? E o meu deu maioria A. Quem sou eu no mundo da moderação?

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  4. É mesmo. Não me lembro de outro comitê que tenha poder de veto...

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  5. 1) Yes, temos testes da Marie Claire! Curti a piada =D

    2) Comitês com veto:
    OTAN (todos têm veto)
    UE (todos têm veto)
    G-77 (aqui foi estabelecido que todos teriam veto)

    etc.

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  6. Partes da OMC também, o veto de facto dos EUA no Banco Mundial usw.

    Alguém vai contar essas respostas todas?

    1) A. O comitê não é uma arvore de natal pra pendurar tralhas em cima
    2) B. O conteudo do 1o. discurso pode motivar novos oradores
    2.1) A. Este momento é importante
    2.2) A. Idem.
    3) A. Desde que haja tempo. Flexibilidade aqui
    4) B. Obviamente é retroativo
    5) C. Regras inuteis must die!
    6) A. Respeitem a esperteza dos bons delegados
    7) A. Na vida real é assim
    8) B se houver tempo, ou A se o cronômetro estiver estourando
    9) A. Arredondar pra quê?
    10) A. Usar dois cronômetros é desperdiçar energia "moderatoria"
    11) C. Simplifica, meu bom Frederico!
    12) Imediatamente abaixo das duas grandes moções (mod caucus e unmod caucus)

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  7. 1a; 2b; 2.1b; 2.2a; 3a; 4c; 5b; 6c; 7a; 8a; 9d; 10a; 11a; 12a

    Ufa, será que enfim terão fim as consultas de algumas mesas ao guia de regras???
    ou aos guias! ah!! to perdido!!
    deveria ser criado um Guia para Guia de regras!!

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  8. O mais surpreendente é que algo desse tipo não tenha vindo de um aluno de direito! Mas excelente comentário, cuja fonte com certeza foi uma inspiração vetustodoutiana. Depois eu comento melhor aqui!

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  9. Cara... nada como nostalgia com humor.
    Velhas e boas lembranças, ai ai... :-)

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  10. 1. B - Pra que complicar e fazer com que tenham que colcoar a moção de novo?

    2. B - Voto com o Relator Napoleão.
    2.1 B - Os dois devem ser escutados um em seguida do outro, estamos DENTRO de uma moção, não pode haver uma submoção. Questões, vá lá.
    2.2 B - Não há submoções. Se quisessem um debate, fizessem antes.

    3. A - Este á um caso mais delicado, que deve ser analisado com mais flexibilidade mesmo.

    4. B - Se questões de ordem não forem retroativas, o que serão? Afinal, não podem ser interpostas no momento do erro (não são privilégio pessoal), sempre serão posteriores! Contudo, não se pode obrigar um delegado a nada.

    5. A - é xiita, mas obrigaria as pessoas a prestar atenção no fluxo do debate.

    6. A - Coisa mais inútil. quanto menos, melhor.

    7. A - E vivam os golpes!

    8. C - A mudança tem que ser substantiva, a critério da mesa.

    9. B - In dubio contra delegato, pro tempore

    10. A - Pela simplificação, e ajuda os delegados a se prepararem pro número de discursos.

    11. B - Uma boa solução.

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