terça-feira, 10 de abril de 2007

Integração de MUNs, o Cálice Sagrado - Parte I

Desde que a cultura dos MUNs brasileiros começou a se expandir e se consolidar para além dos centros BSB-SP, lá pelos idos de 2002 e 2003, há diálogos entre os coordenadores de modelos Brasil afora sobre uma forma de integrar os modelos, através da troca de contatos úteis, divulgação conjunta, entre outros, tudo com o objetivo de transformar os modelos em uma atividade acadêmica mainstream, por assim dizer, e obter o reconhecimento de muitas universidades para o fomento da prática.

Esse desejo de integração se manifesta de algumas maneiras. A primeira, mais concreta, é a iniciativa (excelente) do AMUN e do UFRGSMUN, desde o ano passado, de adotarem regras de procedimento iguais para simulações de comitês da Assembléia Geral da ONU e do Conselho de Segurança. Essa iniciativa continuará em 2007, possivelmente até com mais um ou outro modelo grande aderindo ao projeto, e com mais alguns anos de aperfeiçoamento poderá ser o guia de regras de debate brasileiro para todos os MUNs com comitês semelhantes.

A segunda maneira, mais abrangente e mais importante para os propósitos deste post, é a criação de uma espécie de portal de modelos, que congregaria em seu site todas as informações necessárias para se descobrir qual é o MUN mais perto da sua casa, datas, links e um fórum de discussão. Seria um centro de serviços para os modelfreaks e também para aqueles que quisessem conhecer mais sobre o maravilhoso mundo da modelândia (MMM?).

Embora a idéia do site unificado seja antiga (ao que me consta, começou a ser discutida em 2004), ela ainda não se concretizou. Isso se dá por uma série de motivos - aposentadoria de alguns modeleiros, o diálogo intermitente (afinal, ainda dependíamos do comparecimento de determinados modeleiros mais assíduos para que a idéia caminhasse), problemas estruturais de modelos... No final da história, o mais próximo que chegamos desse site original é a existência de um e-group com os coordenadores de modelos Brasil afora (o ModSim) e uma comunidade no orkut com o mesmo propósito.

Ainda que tenhamos muitas boas intenções, em termos de integração e diálogo entre modelos ainda estamos engatinhando. Muitos dos contatos se dão por meio de amizades entre os modeleiros de longa data que acabam se tornando SecGens em seus respectivos estados. Como a atividade dos MUNs ainda está mais ligada ao pessoal de RI e Direito Brasil afora, os grupinhos, quando não formados sempre pelas mesmas pessoas, acabam tendo um grau de afinidade maior. Dessa forma os modelos acabam tendo vínculos mais efêmeros do que teriam se as coisas fossem feitas institucionalmente. Por outro lado, a existência de laços de amizade sempre garantia que, mesmo que as coisas andassem devagar, sempre haveria alguma forma de entrar em contato com os demais estados através dos amigos.

A institucionalização dos modelos ao redor do Brasil acabou engessando um pouco a margem de manobra de alguns modelos. Qualquer decisão mais séria teria que ser tomada não apenas pelo secretariado, mas pelo departamento ou professor-coordenador que supervisiona o modelo. Os diálogos ficaram um pouco mais lentos...

... Até o final de 2006.

(Continua em breve, para não ficar cansativo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário