sábado, 19 de maio de 2007

What's in a name?

Amigo modeleiro, examine atentamente as siglas que estão em nossa barra de links, à direita.

Se você conseguir traduzir todas, vai perceber que no Brasil existem uma Simulação de Organizações Internacionais (SOI), uma Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), outra Simulação da Organização das Nações Unidas (SIONU), um Simulado da Organização das Nações Unidas (SIONU-FIB), uma Simulação das Nações Unidas (SIMUN), uma Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SINUS), uma Simulação para o Ensino Médio (SiEM), um Modelo para Ensino Médio (MODEM) e um Modelo da Organização das Nações Unidas (MONU). Não confundir!

Por algum motivo, a proliferação de modelos não foi acompanhada por uma proliferação da originalidade. Poderíamos fazer um divertido jogo de "ligue os pontos" entre os nomes das simulações e seus acrônimos, e pouca gente tiraria a nota máxima.

Claro que existem exceções honrosas, como PAX e TEMAS. Outros modelos decidiram colar na testa o nome de suas faculdades ou escolas, como BennetMUN, UFRGSMUN, PoliONU, MUNIBERO e Fórum FAAP. Também funciona.

Sei que o perfume de uma rosa não deriva de seu nome, como disse um certo Guilherme antes do Casarões e do Pereira, mas torço para que os secretários e secretárias gerais grávidos de novos modelinhos pensem em nomes mais originais para seus pimpolhos. For clarity's sake.

PS: Mas que nenhum modelo seja batizado de Brasil (Brazil?) Model United Nations, por favor! Vamos reservar esse nome para o nosso tão sonhado modelo itinerante, que há de nascer antes mesmo da independência da Palestina...

15 comentários:

  1. Alguns dos melhores nomes que vi em modelos ultimamente são justamente aqueles que não são siglas - TEMAS, PAX, Fórum FAAP (ok, tem a sigla da FAAP, mas não tem MUN ou similares), Diplomata Jr. (UNESP, para EM)...

    O problema é que é difícil mesmo escolher um nome que seja fácil de lembrar e facilmente associável ao fato de ser uma conferência se simulações. Por isso muitos apelam às variantes do termo MUN. A escolha de um nome que não tenha isso necessariamente precisa de um certo esforço de marketing depois, que pode ser maior ou menor dependendo do impacto do nome (p.ex., o impacto fo TEMAS foi tanto no mundo modeleiro que todo mundo reconhece como sendo da PUC-Minas). Tem que ser algo com o mesmo "tchans".

    ResponderExcluir
  2. Sinto informar mas já existe o BRAMUN que se eu não me engano é filiada ao THIMUN e ocorre em Angra, no Rio..

    ResponderExcluir
  3. Não seria possivel substituir siglas por nomes de conceitos ou mesmo figuras historicas? O modelo do Espirito Santo formerly known as SOI-ES hoje se chama Nações, por exemplo. Você citou o Diplomata Jr., esse é outro bom exemplo.

    Você tem razão, Bia, esqueci do modelo de Angra. Por sinal, ele é quase desconhecido entre os secundaristas que não estudam em escolas bilingües, em parte por não ter (acho!) um site. Penso que existe uma situação meio esquizofrênica em relação a isso: os modelos de escolas bilingues tem poucos "brasileiros" (pensem nos filhos de diplomatas) e os modelos propriamente brasileiros tem pouquissimos estrangeiros, mesmo nos comitês em inglês.

    ResponderExcluir
  4. é verdade, já participei do Brazil MUN, só que é um núcleo bem fechado..

    o interessante é que é o único modelo brasileiro para secundaristas em que eu vi a participação de escolas de outros países (panamá, paraguai, argentina, e até EUA), claramente porque todos os (poucos) comitês são em inglês!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do tópico!
    Esqueceram-se do UN-SP. Que na primeira edição era o UNESP MODEL e que por motivos jurídicos foi obrigado a mudar para UN-SP Model. Lendo em inglês, a sigla lembra o nome da faculdade onde os organizadores estudam. Após a mudança poucas pessoas percebem a semelhança do nome UN-SP com UNESP.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Faltou o MINI-ONU (modelo INTERCOLEGIAL da ONU) na relação.

    2) Aliás algumas edições do MINI-ONU tiveram sim alunos estrangeiros, e o MINI é secundarista - o secundarista mais antigo do Brasil =)

    3) Nome é mesmo muito osso. O modelo interno que trabalhei aqui em BH tem o ótimo nome "Conferência Diplomática", que além da sigla CD, já está na 4ª edição.

    ResponderExcluir
  7. Ah, gente, eu não precisava citar os nomes de todos os 30+ modelos brasileiros pra demonstrar meu argumento, né? O MINI, o UN-SP e o ONU Jr, assim como o AMUN, me parecem no meio do campo: não são modelos com nomes quase idênticos como os 9 que eu menciono no começo, nem fogem completamente do paradigma nomenclaturistico dos MUNs brasileiros. Mas são nomes marcantes, concordo.

    Aqui eu digo mea culpa: quando assumi a primeira SiEM e mudei totalmente o projeto do modelo, instaurando a proposta de ter todos aqueles comitês malucos, simplesmente esqueci de mudar o nome do modelo. Poderiamos ter uma sigla mais original. Bom, paciência.

    ResponderExcluir
  8. Ighor, o UN-SP precisou mudar de nome por causa de reclamações da UNESP? Não sabia desse detalhe. Mas acho que o nome atual é melhor, e muito bem sacado.

    ResponderExcluir
  9. Olá Napoleão!
    O nome foi trocado não por reclamação da UNESP, que apoia muito o evento fornecendo apoio institucional (a UNESP [instituição]está descobrindo a modelagem e gostando muuuittooo!), mas devido a um dispositivo interno do estatuto que caso o nome tivesse o nome da faculdade estaria de alguma maneira (financeiramente principalmente) subordinado a ela. Com o objetivo de evitar possíveis interferências preferimos tomar esse cuidado.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. eu achei interessante um modelo que conheci nos EUA, em Orlando, o KnightMUN. O nome se deve ao símbolo da faculdade, a UCF, ser um cavaleiro. Achei criativo e interessante, mas nao sei se haveria alguma forma de transpor isso pra nossa realidade acadêmica nacional.

    ResponderExcluir
  11. Na linha do Wagner...
    FranciscoMUN (Direito USP)? JegueMUN (R.I. USP)?

    hahahaha

    Mas PAX e TEMAS são os melhores, mesmo.

    Nos deu um trabalhão escolher PAX! Foram semanas e semanas até surgir o bendito nome (nem lembro quem sugeriu, acho que fui eu).
    Tivemos outras sugestões interessantes como: Grotius e Cosmopolitan.

    ResponderExcluir
  12. O nome do MIRIN tb é interessante, Modelo Intercolegial de Relações Internacionais.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ano passado, quando fui SG do SIONU-FIB, até pensei numa mudança de nome - o problema é que o evento já está conhecido pelo pessoal do curso e da instituição em si (bom, aqueles que conhecem) pela sigla SIONU*. O máximo que consegui fazer foi incluir a sigla da faculdade (justamente o tal FIB - o nome era Faculdade Integrada da Bahia, mas quando ganhou status de Centro Universitário, virou Centro Universitário da Bahia - FIB) para diferenciar dos nossos colegas cariocas (apesar deles usarem o I minúsculo). Apesar desse esforço, ninguém chama o modelo de SIONU-FIB, só de SIONU ... apenas eu mesma, então isso faz c/ que eu cobre a correção de documentos, informativos e afins relativos ao evento .

    * Destaquei a sigla anterior pq enquanto eu estava garimpando um nome novo, uma das fundadoras do modelo disse que a escolha do nome tinha sido tema de um grande e demorado debate entre os organizadores na época e bateu o pé p/ manter o nome (sem contar que ela era a coordenadora acadêmica no ano passado, então preferi ñ mexer no vespeiro).

    ResponderExcluir
  15. Gente...para td...realmente...modeleiros experientes...pessoas tão inteligentes e nenhum nome muito criativo, ou melhor, quase nenhum.

    Mas como disse o Guilherme...a parte do MUN facilita e muito a memorização...se bem q as vezes confunde!hehe

    Até

    ResponderExcluir