segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A modelagem criativa e o cinto de utilidades modeleiro

Durante o IX MONU, que terminou ontem em São Paulo, os editores deste blog colaboraram para o jornal do evento com uma coluna diária. Leia abaixo um dos textos publicados.

---------

A modelagem criativa e o cinto de utilidades modeleiro

Saudações, modelândia! Sua primeira simulação? Não? Ótimo, já é um modeleiro experiente. Sim? Melhor ainda! Todo mundo aprende a fazer muitas coisas em uma simulação. Aprende a falar, discutir, redigir, espernear, negociar, ceder, demandar. Mas isso não basta. Existem coisas úteis que todo novato precisa saber e os veteranos não podem esquecer.

Uma das primeiras dicas que todo modeleiro em busca do sétimo sentido deve lembrar é: aprenda as regras. Parece bobagem, mas saber direitinho o fluxo do debate e quais as moções e questões certas te deixam mais seguro para desempenhar o seu papel com tranqüilidade. Sem falar na estratégia: você sabia que moção que empata não passa? Pense nisso, use em seu favor!

Outra dica: participe sempre. Não se preocupe, todo mundo se sente inseguro às vezes, e é justamente participando que essa sensação some. Opine sempre que tiver algo a acrescentar e não tenha pena de reclamar toda vez que discordar. Disposição de agir para fazer a diferença é o um verdadeiro combustível do modeleiro.

Ah, você não é muito do tipo metralhadora giratória que sai disparando contra todo mundo? É, nem eu. Não seja esse um problema, grande parte da ação dos modelos, assim como na vida real, acontece nos bastidores. Chame o delegado do Paquistão e a delegada da Índia pra acertar os pontos, converse com a União Européia procurando um consenso. Sempre há um jeito de colaborar. Não me venha reclamar de resolução Frankenstein depois, fique de olho!

Outra lição básica pro modeleiro de sucesso: se prepare pra envelhecer dez anos em menos de uma semana. Durante a simulação você precisa ser incansável, nem que isso signifique perder a festa pra fazer resolução. Ok, perder a festa não rola, mas dormir meia dúzia de horas por dia é padrão, gaste todas suas energias e deixe pra relaxar só na DPS. Não sabe o que é isso? Não se preocupe, se você fizer tudo certinho você vai descobrir.

E afinal, a grande arma secreta: A diplomacia criativa! O que é isso? Bom, é tipo tirar leite de pedra. Dar nó em pingo d’água, fazer a vaca tossir um sonoro bom dia e achar as botas do Judas. Significa ultrapassar os limites, o que os delegados do UNSC chamariam de “think outside the box”. É ela que vai te permitir discutir com quarenta pessoas que estão há dois dias travadas no mesmo projeto de resolução divididas em cinco blocos antagônicos e inimigos se juntarem, chegarem a um consenso e ainda te pagarem uma rodada no bar pra comemorar ao final. Sim, mas onde eu consigo esse troço e o que isso faz?

Diplomacia criativa é você tentar pensar diferente pra solucionar seus problemas. Não é bem uma dica ou uma ação, é um modo de pensar. Sempre que você encontrar uma crise sem precedentes, pense que só quem vai resolver seu problema é a sua criatividade. Então aqueça as turbinas e se prepare: os próximos dias com certeza serão inesquecíveis.

---------

Wagner Artur Cabral (setzerknight@gmail.com) é um dos colunistas do blog Representatives of the World (http://modeleiro.blogspot.com) e escreve extraordinariamente de Haia, Holanda, mas geralmente escreve de Natal, Rio Grande do Norte.

Um comentário:

  1. Pois compadre Artur, diga la: como a diplomacia criativa poderia resolver o problema do Kosovo (por exemplo) sem se transformar em diplomacia vetativa?

    ResponderExcluir