quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Os modelos de lendas e as lendas dos modelos

Durante o IX MONU, que terminou domingo em São Paulo, os editores deste blog colaboraram para o jornal do evento com uma coluna diária. Leia abaixo um dos textos publicados.

------

Vetusto Douto foi o maior jurista de todos os tempos

Os modelos de lendas e as lendas dos modelos

Prezado diplomata: você acredita em fantasmas? Não? Pois saiba que está por fora. Alguns dias de MONU já se passaram, e certamente você tem agora historinhas pra contar. Algumas você não pode contar pros seus pais ou pro seu chefe para justificar o tempo investido; outras, talvez sim.

Mas acontece que algumas dessas historinhas que você vive em modelos, caro leitor, podem acabar sendo contadas e recontadas em modelos futuros, e não apenas em São Paulo. Elas podem tomar proporções épicas. São chamadas “lendas dos modelos”. Alguns modeleiros são verdadeiras lendas vivas: você já deve ter ouvido falar do “Cara do Veto” ou dos “dezoito e um violão”. Outros personagens não são delegados, mas também estão no folclore: pergunte ao modeleiro mais velho do seu comitê, ou aos Diretores, sobre a Babá Egípcia ou sobre o saudoso Professor Vetusto Douto.

Todo mundo conhece a historinha: um delegado qualquer termina o discurso dizendo “é impossível agradar a gregos e troianos”. É aí que o delegado da Grécia pede a palavra: “à Grécia, a decisão agrada. A delegação de Tróia que se manifeste”.


Babás egípcias estão por trás de grandes eventos internacionais

Já esta aqui aconteceu comigo: a Mesa cedeu o tempo para o delegado da Argentina, que foi à frente e ficou um tempão em silêncio. Após vários segundos, foi interrompido pelo diplomata chinês: “questão de privilégio pessoal. Eu não consigo escutar o delegado!” Risadas de todo o SpecPol. A Mesa insiste: “senhores, o delegado pode usar o tempo como quiser, e terá seu tempo restituído (!)”. Novamente aquele momentão de silêncio. O Diretor bate o martelo, toc. E o argentino finalmente brada: “este silêncio representa o que foi conseguido por este comitê. Nada!”

Por isso, caro leitor, não se surpreenda quando alguma historinha na qual você estava ganhar as conversas nos corredores. Não é fofoca; é meramente a construção de uma lenda. E se você ainda assim não acredita em fantasmas, olhe no espelho do hotel à noite e chame a Babá Egípcia.

------

** Cedê Silva (doidimaiscorporation[arroba]gmail[ponto]com) é um dos colunistas do blog Representatives of the World (http://modeleiro.blogspot.com) e escreve de Belo Horizonte.

4 comentários:

  1. Cedê, quando o espaço da Fundação Vetusto Douto em http://vetustodouto.blogspot.com/ vai voltar a ser atualizado regularmente? A herança do Grande Mestre é tão grande e rica que mal cabe na internet!

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Vamos esperar um Bolsa-Douto pra financiar historiadores e pesquisadores para restaurar o blog da Fundação...

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma história similar à do delegado argentino no SPECPOL.
    Estava eu no Fórum Econômico Mundial, que possui representações de empresas multinacionais. No dia seguinte à aprovação da "Carta Final" (resolução) de um dos nossos dois temas, o excelentíssimo CEO da Microsoft, Bill Gates, levou sua cadeira para o meio da sala, pegou a Carta Final, colocou-a no assento e disse: "A Microsoft gostaria de expressar seu desprezo pela Carta aprovada pelos senhores".
    Sentou na carta e esperou o tempo se expirar.

    ResponderExcluir