segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Reveillon no Conselho de Segurança


Nova Iorque, 31 de dezembro de 2007

Perto de meia-noite....

PRESIDENTE (Itália): Buona sera. Ci sentiamo bene? O Conselho de Seguranza começará su sessione. Há alguns oratori na mia lista. Cedo la palabra ao delegatti da Indonísia.

INDONÉSIA: Terima kasih, sr. Presidente. Em nome do Governo da Indonésia, quero agradecer a todos os presentes por sacrificarem seus reveillons na Times Square para estarem aqui, juntos, para escrevermos nossas resoluções de fim de ano.

ESTADOS UNIDOS: Mr. President, we do not agree with the terms put forward by the Indonesian delegation. Estamos aqui, se muito, para escrever UMA resolução de fim de ano. Não tem isso de "resoluções".

RÚSSIA: Dobry vyecher. Ao mesmo tempo que não estamos sugerindo diretamente a não-produção de resolução alguma, ou parte, não queremos dizer também por outro lado que pela ação ou inação de minha delegação implicaremos necessariamente, ou não, na aprovação ou não de um projeto de resolução por parte deste Conselho.

ESTADOS UNIDOS: Mr. President, a delegação russa está sendo evasiva. Me lembra os discursos de Leonid Brezhnev.

RÚSSIA: Sr. Presidente, peço a V.E. que use sua influência para chamar a atenção de membros que usem de analogias históricas inadequadas.

PRESIDENTE (Itália): Finito! Io tiemo aqui un projeto de resoluciones de fim de ano.

ESTADOS UNIDOS: Resolução. Resolução.

PRESIDENTE (Itália): É mio entendimento que los delegatti si encontro pronto para a votacione. (Pausa). Los delegatti a favor...?

(nesse momento, o relógio bate 00:00. houve-se o *pop* de uma garrafa na outra sala. de repente, cinco seguranças "gorilas" se aproximam de alguns delegados e os arrancam violentamente das cadeiras. ouvem-se protestos furiosos: "hijo de madre!" "rarabichueba!", etc. cinco outros delegados se sentam no lugar. Um delegado se levanta e expulsa o Presidente, que vai se sentar em outro canto).

PRESIDENTE (Panamá): Por ocho votos a favorr, cinco votos contra (Burkina Faso, Costa Rica, Croácia, Líbia e Vietnã) e duas abstenciónes (China e Rússia), as resoluciones de fim de ano foram reprovadas.

ESTADOS UNIDOS: Resolução. Resolução.

10 comentários:

  1. Sabe que eu demorei uns cinco minutos para entender porque trogloditas arrastaram os nobres delegados para fora do CS? Achei que era pra eles "get a life" :P

    Mas taí, é uma boa pergunta: se uma crise internacional estoura, digamos, na Venezuela às 23:00 do dia 31 de dezembro e a sessão do CS se estende overnight, os membros são trocados à meia noite? Ou espera-se o adiamento da sessão para a troca? Daria um comitê interessante... *imaginação viajando demais*

    ResponderExcluir
  2. Brincou-se com essa possibilidade no CS do Napozêra no MONU 2005...

    ResponderExcluir
  3. Exatamente! A ultima crise (reinicio da guerra na Bosnia) terminou às 21 horas do dia 31 de dezembro no nosso CS. E se passasse da meia-noite, chamariamos o pai da baba egipcia para tirar a Romênia da sala!

    Na vida real, suponho que a sessão seria suspensa para a troca dos membros à meia-noite. Não tem como mudar os membros de uma reunião assim, no meio.

    ResponderExcluir
  4. Na vida real, eu suponho que se evite embaraços o máximo possível. Acho que não marcam encontros dia 31 - na página da presidência italiana, vemos que não tem reunião dia 31, e apesar do mandato de várias PKOs expirar nesse dia, houve resoluções emitidas dias antes para renovar.

    Se estourar uma emergência muito grande dia 31, ela é importante demais para ser discutida no CS - os gabinetes nacionais cuidam disso =p.

    ResponderExcluir
  5. CSNU trabalhando overtime?? Boa piada. A ONU é pior do que o senado brasileiro, apesar de trabalhar em mais dias da semana, trabalham menos. CSNU resolver crises já é pedir demais, ainda mais no dia 31.

    ResponderExcluir
  6. E só um ponto chato. Com 8 votos a favor, uma resolução não passa no CSNU =P

    ResponderExcluir
  7. Mas Bartels: "as resoluciones de fim de ano foram REprovadas". =)

    ResponderExcluir
  8. Oh Cede, e o video de Ano Novo, hein? Eu fui ate o Kremlin sob um frio de 14 graus negativos para nada? :p

    ResponderExcluir