quinta-feira, 19 de abril de 2007

Be kind and... rewind?

Um comentário de Laura Waisbich na lista de e-mail da UNPO, sobre uma possível repetição da tão peculiar simulação deste órgão, me trouxe um sorriso curioso. Simular a UNPO foi, antes de mais nada, uma prova que todo mundo sempre tem algo a aprender, e acho que todos nós presentes (o que coincidentemente ou não inclui todos os editores deste modeláximo blog) aprendemos a few new tricks. Não me deterei neste ponto por achar que a elaboração e condução sui generis da UNPO merece um post exclusivo.

Como alguns sabem, estive representando a portentosa Nação Dene do Rio Buffalo, uma mega-potência de quase mil pessoas - sendo cento e vinte moradores registrados da reserva. Foi imensamente divertido representar uma nação desse quilate, e repetiria o feito sem pestanejar. Lembrando que o próprio contexto de ironia do comitê tornou tudo ainda mais divertido. Tirar do armário minhas vestes tribais de Dene seria sim, interessante, mesmo que atualmente eu tenha pesquisado mais sobre os Sioux Lakota, outro nobilíssimo povo, mas algumas questões surgem dessa situação inusitada: Como se faz um Modelo vol.2? Claro que existem comitês já tradicionais em todos os modelos. Quem não conhece um rato de UNSC ou Leon que atire a primeira pedra. Mas e um comitê incomum, fora do padrão?

Na UNPO nós aprovamos 17 resoluções e algumas emendas à Carta, o que arrisco dizer que traria consequências extensas no modus operandi da organização. Inclusive, boa parte das discussões estava voltada justamente para otimizar os trabalhos e sanear os buracos institucionais. Fizemos um pacote de medidas que, se postos em prática, provavelmente transformariam a UNPO em algo bem diferente do tradicional. E aí, a gente esquece tudo isso e volta pro UNPO pré-MUNPO? E como justificar a reunião, já que a Assembléia Geral só ocorre de 4 em 4 anos a cada dezoito meses? Vamos simular a UNPO 2010?

Além disso, ainda há a questão das pessoas. É claro que o Dene repetente já iria saber lidar com toda a estrutura, saberia quais delegados estão mais aptos a negociar. Não só você conheceria algumas pessoas (repetindo comitê como você) como a posição diplomática (mesmo dos que mudem, a representação é a mesma), o que, convenhamos, é quite a excellent start. A facilidade com que um delegado chegaria em um comitê assim dizendo "então, como dizíamos ano passado" e enfiar uma agenda na goela de alguém é quase tão irritante quanto podem ser os inúmeros argumentos de autoridade a la César "eu vim, vi e votei".

Esses problemas partem do pressuposto que cada comitê é único e irrepetível. É muito difícil você reunir as mesmas 20 pessoas de um comitê em mais de uma ocasião, quem dirá 40, e pra outra simulação. Simplesmente não acontece. Então o que vai acontecer é ter gente escaldada, e gente nova. É preciso lidar com essa interação. Mas a interação em si não é o problema, ao menso não tão grande qto o citado nos parágrafos anteriores.

Thomaz já tinha sugerido algo desse tipo entre modelos, um UNSC que começasse, digamos, no AMUN, depois fosse feito vol.2 na SOI e vol. 3 no UFRGSMUN, como follow-ups. Isso seria interessante, e é uma perspectiva nova na simulação brasileira, acho que vale a pena tentar um pouco mais de brainstorming a respeito. Da mesma forma, a repetição de uma simulação como a UNPO pode, once again, quebrar paradigmas. Vocês que participaram de grandes simulações de gabinete ou grandes comitês (não em tamanho, mas em qualidade), vocês não gostariam de saber o que teria acontecido? Reunir e tentar continuar o bom trabalho?

Nostalgia ou não, creio ser mais um campo promissor na Modelândia nacional, que, segundo dizem, é das mais criativas e eficientes do mundo. Continuemos assim, crescendo, aprendendo e arriscando! Agora, onde deixei minha túnica Denesuline?

14 comentários:

  1. (na verdade a AG da UNPO acontece a cada 18 meses, mas whatever)

    Eu acredito sinceramente que essa é uma via promissora mas ainda não explorada na modelagem nacional: o follow-up de comitês. Não seria viavel para todos os comitês, mas pode dar certo em alguns casos, principalmente Conselhos de Segurança e gabinetes, inclusive historicos. Organizações menores/e ou que se reunem raramente, como a UNPO, podem funcionar também.

    Imaginem o TEMAS simulando um Politburo soviético discutindo a invasão do Afeganistão. Seis meses depois, a SOI poderia fazer o follow-up do mesmo comitê, levando em consideração tudo o que foi decidido na primeira reunião. Os diretores escreveriam a historia paralela, informando aos delegados quais as conseqüências das decisões tomadas. Isso poderia continuar no MONU, depois no AMUN seguinte, e assim por diante.

    Esse é um GRANDE e SABOROSO desafio para a integração entre modelos, pois os diretores teriam que trabalhar juntos todo o tempo. Uma equipe interestadual de diretores poderia organizar um comitê e seus follow-ups em varios modelos diferentes.

    Parece impossivel? Garanto que simular a UNPO como fizemos foi muito mais dificil e arriscado do que tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. my mistake, confundi a Copa UNPO com a Copa do Mundo, evento bem mais opressor e bem menos democrático.

    ResponderExcluir
  3. Como já demonstrei na lista de e-mail da UNPO, eu toparia uma nova simulação da UNPOGA tranqüilamente ... e provavelmente como Scania de novo (dessa vez levando um caminhãozinho p/ as brincadeiras fora do comitê). A idéia do follow-up certamente é inovadora e juntando c/ o aspecto peculiar da UNPO deve dar um brilho a mais. Dá p/ inovar 2 vezes - quem sabe aí sim os comitês tradicionais, fazendo o devido acordo entre si, podem fazer o mesmo.

    Mas pensei em duas coisas:
    1) O Volume 2 da UNPOGA seria um follow-up do que nós aprovamos no MUNPO ou a verdadeira alteração na Carta feita pelos delegados originais no ano passado (lembrando que a Maria comentou que nossa proposta tem diferenças em relação ao pacote de emendas original)?

    2) Pensando nos comitês tradicionais: considerando que podem se repetir algumas pessoas no mesmo comitê - Fulano no CS do AMUN e no CS da SOI, por exemplo -, a pessoa teria algum tipo de preferência p/ ficar c/ o mesmo país ou teria/poderia pegar outro (até pq dá a chance da pessoa procurar representar o outro lado da moeda no mesmo tema)?

    P.s: As siglas criadas c/ base na sigla UNPO são sempre meio "estranhas" ... coitada da organização :P .

    P.s: Eu apaguei o meu comentário mesmo sendo justamente o que coloquei agora, mas tinha uma frase incompleta (às vezes escrevo dividindo em partes).

    ResponderExcluir
  4. Bom, acho que essa idéia de follow-up é interessante, mas tem que ser muito bem trabalhada. Teria que ter diretores realmente envolvidos naquilo não por um ano antes de um modelo, mas por uns dois anos antes de dois ou mais modelos.

    Seria interessante fazer uma nova série de reuniões do NSC em outro modelo brasileiro ainda em 1970. Não obstante, a interação entre os delegados e entre os diretores seria totalmente diferente. Eu ajudaria entusiasmadamente com o que pudesse e se possível seria delegado ou mesmo diretor. Mas não sei como isso poderia ser feito por agora.

    Vou pegar o meu caso. Como muitas pessoas sabem eu gosto é de política externa americana e por ai vai. Bom, em 2007, eu sou diretor de 3 comitês, poderia, em tese poderia simular 3 vezes o NSC em 1970. Sendo um em abril, outro em maio e o terceio em junho. Entretanto fazer dessa forma iria no sentido oposto do colocado pelo Napoleão.

    O único modelo de 2007 no qual seria possível fazer um follow up do NSC 70 seria o MONU, que ainda tem os comitês em aberto.

    Outro ponto importante: os delegados que participassem dos dois comitês teriam a vantagem de já ter trabalhado com o tema, mas isso é o menor dos problema.

    O que eu vejo como grande problema seria ter 3 ou 4 UNSC iguais. Por exemplo, começasse com o tema no TEMAS e só terminasse com o tema no MONU. E outra pergunta vem a minha mente, os diretores também levariam em consideração o que acontecer na realidade? E se a realidade for no caminho oposto do que foi decidido na primeira simulação?

    Esses aspectos e mais, tem que ser muito bem definidos antes de começar essa aventura...

    ResponderExcluir
  5. Acho que fica bem claro que essa é uma das possibilidades mais interessantes da modelagem "integrada" (a união dos modelos em convergência) e da modelagem "aprofundada" (indo mais a fundo tentando conseguir resultados melhores através de modelos mais complexos).

    O problema dos UNSCs iguais, Bartels, é realmente complicado. Pouca gente teria tempo/dinheiro pra realizar o Grand Slam (consequentemente reduzindo o número de pessoas que aproveitaria da experiência in full depth), e provavelmente quem não gostasse do tema estaria muito ferrado, pois encontraria o maledetto em todo UNSC do Brasil durante um ano, tendo de se converter miseravelmente aos direitos humanos pra poder simular em paz.

    Mas não podemos negar: vocês imaginam como estaria um comitê após 4 modelos discutindo o mesmo tema, com basicamente as mesmas pessoas? Meu amigo, eu sinceramente não acho que possamos chegar mais perto da realidade do que isso. Teríamos delegados quase profissionais, com total domínio sobre o tema. Não é esse o sonho do diretor?

    ResponderExcluir
  6. Justamente, seria muito mais real. Os embaixadores reais do UNSC não apenas discutem os mesmos temas durante meses ou anos a fio. Eles também conhecem pessoalmente uns aos outros e sabem como os demais se comportam. Relacionamentos pessoais existem no UNSC real e afetam a tomada de decisão no âmbito da ONU. Esse fato quase sempre é ignorado pelos observadores e especialistas. Diplomacia é um processo permanente.

    Acho que UNSCs iguais (e comitês iguais em geral) sempre exigiriam que os diretores escrevessem uma historia paralela (relatorios ficticios, p.ex.) entre cada reunião e a seguinte, ignorando em grande parte os fatos novos da vida real. Isso é relativamente facil de fazer em comitês historicos: basta criar um pequeno vortex temporal, tipo o Marty McFly. Para comitês atuais, uma possibilidade é entrar no futuro proximo. Exemplo:

    O UNSC do AMUN discutiria o Irã atualmente, digamos em meados de 2007.
    Como follow-up, o UNSC da SOI discutiria o Irã no inicio de 2008. (historia paralela)
    Como follow-up, o UNSC do UFRGSMUN discutiria o Irã em meados de 2008. (historia paralela)
    Como follow-up, o UNSC do MONU discutiria o Irã no inicio de 2009. (historia paralela)

    Got it? Assim a evolução do comitê deixaria de depender da vida real. O maior problema é mesmo a dificuldade de reunir as mesmas pessoas varias vezes em diversos modelos diferentes. Mas certamente da pra resolver isso, mantendo unida pelo menos uma boa parte do comitê. Bolas, eu ja simulei com certas figuras (Prince, Ortega, Luish, Pereira, Mozzer...) em cinco ou seis comitês diferentes. Essas coisas ja ocorrem naturalmente.

    ResponderExcluir
  7. Mas existem modelos que são sensivelmente afetados nesse sentido. Todo mundo sabe que é bem mais fácil ir ao TEMAS/MONU/AMUN do que ir à SOI ou ao UFRGSMUN.

    Mas eu acho que talvez uma solução pra sanar isso fosse que fosse repassado os contatos dos diplomatas no modelo anterior para os inscritos no seguinte. E claro, fosse dada preferência aos que já estavam no modelo anterior.

    ResponderExcluir
  8. Esse é o problema de morar em um pais-baleia!

    ResponderExcluir
  9. Fellow Delegates,
    Como colega de alguns de vcs na UNPO em 2006, eu devo dizer que adoraria simular mais uma vez e representar nossos estimados amigos oprimidos... mas não posso deixar de considerar que "a primeira vez é inesquecível" e talvez a repetição não seja tão boa quanto a original, mas daríamos oportunidades a outras pessoas de sentirem o que nós sentimos. No entanto, ficarei imensamente triste caso haja outra UNPO, pois provavelmente não poderei participar do comitê como delegada, se o meu projeto de comitê para o MONU for aprovado, serei diretora esse ano. Para os curiosos, aguardem a simulação da Assembléia do Comitê Internacional da Cruz Vermelha... =]
    Mas enfim, só queria deixar registrado a minha alegria em ter participado desse comitê, foram cinco dias realmente inesquecíveis...
    Qto aos follow-ups, o UN-SP e o MONU estavam tentando fazer isso esse ano, com a OMC, mas ainda não sei se dará certo ou não... we'll see.

    Saudações da Papua Ocidental, presente e votante! XD

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Como mencionou a Talita acima, o UN-SP está em conversas com o MONU e estamos quase finalizando um projeto de "comitês em série", que caso dê certo a idéia pode ser comprada por outros modelos. A idéia deixou-me bastante animado...assim que tivermos as respostas repassaremos rapidamente a todo a comunidade modelística. Adianto que o comitê em questão é a OMC.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. follow up de comitês é de fato bem interessante!
    er, oi antes de tudo né?
    mas então, o que me preocupa apenas é que, mesmo que consigamos reunir os delegados em UNSCs de 3 estados por ex, a disparidade entre esse 'grupo seleto' e os 'delegados normais' - visto que inevitavelmente não serão as mesmas 30 pessoas e será preciso mesclá-las - será grande... em dois tempos a panelinha 'dos que foram no último' se forma e se consolida sob consentimento da própria estrutura do comitê, que pode acabar prejudicado com o abismo entre os delegados mais experientes no tema e aqueles que porventura estarão indo pela primeira vez, por exemplo. Isso sem contar como vai ser mais difícil incluir delegados de primeira viagem no balaio, é covardia, poxa. Quem sabe os follow ups funcionasse melhor em comitês menores, especiais tipo o UNPO, ou de gabinete... esses que os model freaks gostam quando tem. hehehe

    ResponderExcluir
  12. A proposta de continuação entre a OMC do III UN-SP e do IX MONU será construída de forma que, apesar de simularem reuniões de caráter diferente, os dois tratariam de temáticas muito próximas. Sendo assim, as discussões realizadas no III UN-SP dariam suporte às discussões conseguintes no IX MONU, ou seja, a temática será abordada de forma que os debates de um modelo complementem os do outro. As reuniões seriam ordenadas cronológicamente permitindo que as discussões do UN-SP (setembro)possam impulssionar as discussões do IX MONU(dezembro).
    Assim que sair o parecer do secretariado do IX MONU trarei maiores detalhes.

    ResponderExcluir
  13. Felipe e Ighor, as resoluções aprovadas na OMC do UNSP serão levadas em consideração durante o follow-up três meses depois, no MONU? A idéia parece realmente inovadora. Todo meu apoio.

    (e forte abraço a todos os que estiveram na UNPO!)

    ResponderExcluir
  14. Sim, isso acontecerá por serem comites diferentes, ou seja, serão comites que terão níveis de atuação diferentes, porém tratarão da mesma temática. Sendo assim, a resolução tirada no Comite de Negociações Comerciais (TNC - OMC) do III UN-SP será reportada à reunião proposta para ser simulada no IX MONU.
    Obrigado pelo apoio

    ResponderExcluir